PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: WEVERTON DA SILVA MARTINS

DISCENTE: WEVERTON DA SILVA MARTINS
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: O ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE CARUARU-PE: Laboratório vivo para Estudos Ecológicos por meio de Metodologias Ativas
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Biologia; Ecologia; Ecossistemas Urbanos; Espaços de Ensino não Formais.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: As demandas pedagógicas atuais para o ensino da biologia exigem que sejam adotadas estratégias didáticas inovadoras, para além da memorização de conceitos científicos, de modo que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de modo investigativo contextualizado e integrador. A dinâmica de relacionar os saberes escolares com o cotidiano do aluno é tarefa desafiadora para o professor de biologia e a área urbana na qual o aluno habita, pode ser um espaço de construção de conhecimento bastante enriquecedor para a formação integral do sujeito aprendente. O presente estudo teve como objetivo construir conhecimentos ecológicos por meio de metodologias ativas no ensino médio, tendo como campo de estudo os diferentes espaços urbanos da cidade de Caruaru-PE. Os procedimentos da pesquisa ocorreram em observância aos protocolos de saúde para evitar a contaminação da COVID-19. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo, e teve como estratégias de investigação a abordagem exploratória e participante. As atividades foram realizadas por meio do ensino híbrido, com estudantes do 1º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Nelson Barbalho na cidade de Caruaru-PE. Pautou-se no ensino por investigação e os preceitos da alfabetização científica, como eixo orientador. Os dados foram obtidos por meio de roda de conversa, observação participante, grupo focal, caderno de anotações. Foram desenvolvidos estudos ambientais voltados aos espaços urbanos, explorando temas como: desmatamento, saneamento e tratamento de resíduos sólidos, conservação ambiental de áreas verdes e serviços ecossistêmicos que foram trabalhados por meio do ensino híbrido e com metodologias ativas. Como resultado do estudo, foi feita a caracterização socioambiental envolvendo os aspectos geográficos, demográficos, políticos e ambientais da cidade de Caruaru-PE, gerando indicadores relacionados ao potencial educativo em diferentes espaços urbanos, a partir dos quais foram definidas as temáticas para os estudos ecológicos. Ocorreram visitações em ambientes urbanos, a partir dos quais foram realizadas leituras de textos e debates, trabalhando conceitos ecológicos direcionando análises críticas e propostas de intervenções. A avaliação se deu de forma contínua, bem como a partir da sistematização dos resultados e pela análise de conteúdo. A experiência confirmou a viabilidade do uso de metodologias ativas como ferramenta de ensino de ecologia em ambientes urbanos. O estudo culminou com a elaboração de um Guia Pedagógico registrando o percurso e os alcances das atividades desenvolvidas a ser disponibilizado em repositórios institucionais para subsidiar aulas de ecologia para a educação básica. A ênfase do Guia está na utilização dos espaços urbanos para o desenvolvimento de estudos investigativos e a produção de conhecimentos contextualizados na educação básica.
Presidente - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Interno - 1165635 - ELIETE LIMA DE PAULA ZARATE