PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: AMONIKELE GOMES LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMONIKELE GOMES LEITE
DATA: 28/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino por investigação, Metodologias ativas, Ensino de Biologia.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: O currículo de Biologia para o ensino médio traz para o professor o desafio de se trabalhar com diferentes conceitos e conhecimentos sobre toda uma diversidade de seres vivos, processos e mecanismos que, muitas vezes, se apresentam distantes do que o aluno observa em seu cotidiano. Para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma eficiente na disciplina de Biologia, o professor deve implementar atividades que contemplem a aprendizagem por investigação, promovendo a formação de conceitos, compreensão da dinâmica do trabalho científico, o desenvolvimento de pensamento crítico e a reflexão sobre os fenômenos naturais, estimulando à autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Este trabalho, teve como objetivo investigar as contribuições da utilização e da criação de Histórias em Quadrinhos para o ensino e aprendizagem da Evolução Biológica. O estudo foi conduzido através da abordagem qualitativa e princípio da pesquisa participante, dando ênfase a compreensão e a explicação da dinâmica das relações sociais, holísticos e individuais da experiência humana. O estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Adalgisa Teódulo da Fonseca, localizada no município de Itaporanga – PB. A amostragem foi composta por 25 estudantes distribuídos nas três turmas da 3ª série do Ensino Médio regular do turno manhã. O estudo sobre evolução biológica, com caráter investigativo, foi realizado a partir da estratégia de ensino HQ, onde os alunos tiveram contato com o conteúdo de forma atraente e participativa para a construção do conhecimento sobre evolução. Os dados da pesquisa foram coletados através da aplicação de questionário pré-teste e pós-teste, contendo perguntas abertas e/ou fechadas e das análises das atividades investigativas propostas aos estudantes. As questões abertas do pré e pós teste, possibilitaram respostas mais ricas e variadas e as fechadas maior facilidade na tabulação e análise dos dados. Os dados obtidos a partir da comparação de rendimento dos estudantes no pré-teste e pós-teste, foram tabulados e organizados em planilhas, usando o software Microsoft® Excel 2010 para construir os gráficos. A análise do pré e pós teste nos permitiu concluir que a aplicação das SD contendo metodologias ativas (HQ), proporcionou aos estudantes a aprimorarem seus conhecimentos sobre evolução biológica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA
Externo ao Programa - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO