PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: CARLOS HENRIQUE DE NORONHA FREITAS

DISCENTE: CARLOS HENRIQUE DE NORONHA FREITAS
DATA: 22/02/2022
LOCAL: Google Meet https://meet.google.com/bsr-ixat-izd
TÍTULO: ENSINO-APRENDIZAGEM DE ECOLOGIA NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA NA CIDADE DE PAULISTA-PE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: ensino por Investigação; aula de campo; meio ambiente; ensino médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Esse trabalho teve como objetivo geral avaliar o ensino-aprendizagem de Ecologia utilizando um fragmento de mata Atlântica como espaço de aprendizagem e o ensino por investigação como metodologia ativa. O fragmento florestal locus de estudo foi a Mata de Jaguarana, uma reserva de floresta urbana localizada no município de Paulista/PE. Em virtude da pandemia da Covid-19 o processo ensino-aprendizagem aconteceu de forma híbrida, com momentos remotos e presenciais. A atividade investigativa foi realizada por estudantes de uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública localizada próxima ao referido ecossistema. Eles foram provocados a responder a uma situação-problema relativa à mata de Jaguarana. Para tanto, realizaram diversas atividades, desde a observação in loco naquela mata até a entrega de uma carta aberta à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Podemos afirmar que os estudantes resolveram a situação problema de maneira ativa e protagonista, fortaleceram sua competência socioambiental e sua atuação como cidadãos. Também avançaram no processo de alfabetização científica a partir do fortalecimento de habilidades como observação crítica, leitura, explicação, discussão e comunicação de dados ou informações. Compreendemos que o desenvolvimento de procedimentos e valores a partir da metodologia ativa utilizada foi tão importante ao processo de ensino e de aprendizagem de Ecologia quanto a abordagem de conceitos uma vez que verificamos que os estudantes desenvolveram mais interesse, curiosidade, criatividade, motivação e trabalho em equipe com a execução da proposta. A partir deste trabalho, foi elaborado um guia educacional chamado “Detetive Ambiental”, o qual poderá ser utilizado como recurso didático por outros professores como ferramenta inovadora em aulas práticas de Ecologia.
Presidente - 048.736.714-69 - THIAGO LEITE DE MELO RUFFO - IFPB
Interno - 1978445 - PEDRO CORDEIRO ESTRELA DE ANDRADE PINTO