PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: LAISE AMERICA DE ALMEIDA LIMA

DISCENTE: LAISE AMERICA DE ALMEIDA LIMA
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: COMPORTAMENTO ALIMENTAR E SEDENTARISMO: Uma aplicação prática do método científico no ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: Investigação científica, Protagonismo, Sequência didática
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: aprendizagem significativa é aquela que vai além das práticas mnemônicas e ocorre de forma consistente e relevante na vida do sujeito. Uma das formas de desenvolver o conhecimento, é através das metodologias ativas que pode ser representada pela investigação científica, onde há busca do protagonismo do aluno de forma sistemática, alicerçando seus saberes através de suas descobertas. Este trabalho apresenta a estruturação e aplicação de uma sequência didática para discussão de hábitos saudáveis ressaltando-os como uma das condições necessárias para alcançar qualidade de vida satisfatória e ainda propõe a estruturação de um manual que norteará o professor de biologia na execução do plano e que poderá ser adaptado para outros conteúdos. Os conteúdos abordados foram: alimentação, nutrição, aspectos gerais de uma vida saudável; sistemas digestório, locomotor e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), objetivando implementar junto à comunidade escolar, um trabalho de análise da importância de uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física. O aporte básico da pesquisa foi qualitativo. Quanto ao método utilizado é o que chamamos de pesquisa-ação. As atividades ocorreram por via remota, uma vez que, nos encontrávamos trabalhando na modalidade do ensino emergencial remoto, desde o dia 18 de março de 2020 em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. O trabalho junto aos alunos iniciou através de conversa informal e sondagem, seguido de pré-teste. A princípio observou-se que estes apresentavam conhecimento prévio referentes a hábitos de vidas saudáveis e uma alimentação equilibrada, porém tais saberes necessitavam de direcionamento para que a compreensão fosse ampliada. O pré-teste apontou deficiência no tocante a compreensão de como o organismo aproveita a energia dos alimentos. Outro aspecto constatado refere-se a falta de identificação imediata de quais os alimentos eram construtores, energéticos e aqueles ricos em fibras. Além do fato que muitos estudantes desconhecerem a composição do aparelho digestório e sua fisiologia. Por fim, os dados iniciais coletados detectou ainda algumas dúvidas sobre a estrutura e classificação dos músculos, a relação existente entre sedentarismo e as DCNT. Após o desenvolvimento das atividades propostas pelas sequências didáticas desenvolvidas, verificou-se no pós-teste mudanças significativas nos resultados obtidos, demonstrando que o trabalho desenvolvido logrou sucesso no processo ensino aprendizagem. Verificamos que houve um aumento considerável da compreensão sobre metabolismo, sendo possível perceber que eles passaram a entender um pouco melhor a função das estruturas componente do aparelho digestório e suas respectivas funções, assim como passaram a compreender a dinâmica do sistema muscular, além de relacionarem de forma mais significativa a questão de uma vida sedentária com a obesidade e as doenças a ela relacionadas. Devemos destacar que a proposta aqui apresentada tem como pretensão possibilitar uma melhor atuação dos alunos nas aulas introduzindo atividades que os estimulem a expressarem o que pensam sobre o tema tratado e que estes passem de meros espectadores a questionadores do ambiente que o cercam, além de ver a biologia e seus temas, não com algo distante, mas que ela tem significado direto em nossas ações do cotidiano.
Presidente - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN
Interno - 1812740 - NAILA FRANCIS PAULO DE OLIVEIRA