PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: CLEODON RONALDO REGO FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEODON RONALDO REGO FERNANDES
DATA: 27/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/byw-obkf-gje
TÍTULO: COMO PERCEBO O MUNDO AO MEU REDOR? UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DOS SENTIDOS E DA PERCEPÇÃO QUE DESENVOLVE HABILIDADES DO LETRAMENTO CIENTÍFICO
PALAVRAS-CHAVES: Sequência de Ensino Investigativa, Letramento Científico, Sistema Sensorial, Fisiologia.
PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
SUBÁREA: Fisiologia de Órgãos e Sistemas
ESPECIALIDADE: Neurofisiologia
RESUMO: O conhecimento científico tem sido, cada vez mais, produzido e usado pela humanidade para explicar fenômenos, resolver problemas e criar tecnologias. Apesar desse crescente impacto da ciência na sociedade, o ensino de Biologia tem se caracterizado principalmente pela transmissão de conteúdos que não englobam o entendimento da natureza da ciência. Diversos estudos indicam que uma aprendizagem significativa, capaz de formar alunos críticos e atuantes, é potencializada pelo engajamento destes em atividades investigativas que permitam uma aproximação com as ideias e ferramentas típicas do fazer científico, tornando-os cientificamente letrados. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou desenvolver Sequências de Ensino Investigativas (SEI) crescentes em grau de complexidade e de liberdade intelectual sobre os temas sentidos e percepção, alinhadas à promoção do letramento científico em estudantes do Ensino Médio. A organização dessas sequências em formato de um guia constituiu nosso objetivo como produto pedagógico, de modo a permitir a outros professores o desenvolvimento dessas sequências de ensino. O trabalho foi realizado em duas turmas do Ensino Médio (2ª e 3ª séries) de uma escola pública da cidade de Natal-RN através de seis interações remotas e uma presencial. Os dados coletados correspondem ao conjunto de toda a produção dos alunos e suas interações em momentos síncronos. A abordagem quali-quantitativa e a pesquisa participante foram adotadas para a análise dos fenômenos observados. Uma análise dos aspectos quantitativos e subjetivos da produção dos estudantes resultou em categorias temáticas, as quais foram relacionadas com os conhecimentos e competências estabelecidos na matriz do PISA de 2015. As atividades alcançaram a característica investigativa, tendo os alunos participado da problematização e da busca pelas respostas. Apesar desse resultado, foram identificadas dificuldades dos discentes com os procedimentos e métodos característicos da ciência. A presente proposta de ensino pode ter promovido a aquisição desses conhecimentos. A aprendizagem dos conteúdos de sistemas sensoriais, sensação e percepção envolveu um avanço no entendimento de que o cérebro tem um papel fundamental nesses processos fisiológicos. A construção de modelos nas SEI mostrou-se uma excelente estratégia para facilitar a organização e a expressão das ideias dos estudantes. Observamos que eles conseguiram mobilizar o conhecimento aprendido em aulas anteriores para solucionar novas situações. Esses dados nos sugerem que alguma (re)significação dos conhecimentos essenciais ao desenvolvimento do letramento científico pode ter ocorrido, indo na direção da afirmação dos especialistas em educação acerca da necessidade de uma formação a longo prazo na intenção de promover uma verdadeira mudança conceitual e atitudinal.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1199131 - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE
Interno - 1812740 - NAILA FRANCIS PAULO DE OLIVEIRA
Interno - 048.736.714-69 - THIAGO LEITE DE MELO RUFFO - IFPB
Externo ao Programa - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Externo à Instituição - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARÃES