PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: MARCIO GLEY CUNHA

DISCENTE: MARCIO GLEY CUNHA
DATA: 06/05/2022
LOCAL: UFPB
TÍTULO: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SOBRE A CAATINGA E A MATA ATLÂNTICA: investigando através de aulas de campo virtuais e presenciais
PALAVRAS-CHAVES: protagonismo; ensino de biologia; viés investigativo; problematização, aulas de campo.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Os Biomas Brasileiros quase sempre são vistos sem sua devida contextualização, ficando o estudante limitado a memorizar conceitos e visualizar algumas imagens, sem relacioná-las com o ambiente ao seu redor. Objetivou-se então desenvolver aulas de campo, como modalidade didática, tornando-a uma ferramenta investigativa que proporcionasse ao estudante um contato direto com seu objeto de estudo, permitindo a ele a construção do seu próprio conhecimento sobre a Caatinga e a Mata atlântica, únicos Biomas no Rio Grande do Norte. Além de diagnosticar os conhecimentos dos estudantes sobre esses ambientes, pode-se caracterizar através de pesquisas e contatos com a fauna e a flora (presenciais e virtuais) e também promover a Alfabetização Científica (AC), possibilitando, ao final do processo, estabelecer conexões do objeto de estudo com o seu cotidiano. Diante do cenário apresentado realizou-se o presente trabalho com 16 estudantes de uma turma da terceira série da Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos, em Senador Elói de Souza/RN. Utilizou-se a pesquisa qualitativa e quantitativa como abordagens necessárias para entendimento das percepções e a observação participante para a obtenção de dados dos estudantes sobre Biomas do RN. Os dados foram coletados a partir da aplicação de duas sequências didáticas (SD) que foram realizadas remotamente pelo aplicativo Google Meet, com momentos síncronos e assíncronos no período de fevereiro a setembro de 2021, que foram gravados, transcritos, analisados, categorizados e interpretados. As sequências tiveram ênfase nas aulas de campo, presencial e virtual, com a elaboração de roteiros para saídas a campo presenciais pelos estudantes individualmente ou em duplas, respeitando os protocolos estabelecidos pelos decretos da Secretaria de Saúde do RN. Os estudantes exploraram o entorno de suas residências, tendo como orientação um roteiro produzido coletivamente, além de buscas em sites de vídeos, sobre os ambientes estudados, nos quais eles pudessem se sentir inseridos. Ao final das atividades foi aplicado um questionário avaliativo para aferir o aprendizado. Durante o processo o protagonismo estudantil foi evidenciado na produção dos roteiros, tendo o professor atuado como mediador, sendo os estudantes atores ativos do processo, objetivando a verificação da percepção dos estudantes durante e após o percurso sobre Caatinga e Mata Atlântica. Durante a execução foi criada uma página no Instagram e como produto final um Guia Didático de “aula de campo virtual”, tudo isso mediado pelo uso das TIDC (YouTube, Google Meet, Google Forms, Instagram, Padlet, Poll Everywhere®, Playposit e WhatsApp). Conclui-se que os estudantes se mostraram entusiasmados em realizar as aulas de campo e a internalização dos conhecimentos se mostrou presente nas respostas do questionário avaliativo, bem como durante todo o processo, evidenciado pelo encadeamento de ideias trazidas à discussão, nas quais as problemáticas centrais trouxeram novos elementos ao debate e a curiosidade em buscar por respostas se marcou sempre presente em todo o processo.
Externo ao Programa - 1165635 - ELIETE LIMA DE PAULA ZARATE
Presidente - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI