PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: GERNECILENE FERREIRA ALVES

DISCENTE: GERNECILENE FERREIRA ALVES
DATA: 28/06/2022
LOCAL: meet.google.com/wvs-vrni-zmx
TÍTULO: ESTUDO SOBRE INSETOS TRANSMISSORES DE DOENÇAS NA ÁREA URBANA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de biologia; Metodologias ativas; Sequência didática; Insetos transmissores de doenças.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A motivação é algo que deve estar presente na vida de cada um, e não poderia ser diferente, na vida do aluno e cabe ao professor oferecer uma nova forma de ensinar para que o estudante se motive para aprender, nesse sentido esta pesquisa trouxe através de uma proposta investigativa, colocar o aluno como centro da aprendizagem e despertar neste, a motivação para isso. Este trabalho foi desenvolvido com estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto dos Anjos, na cidade de Mari-PB, cujo objetivo geral foi “desenvolver uma Sequência Didática (SD) por meio de uma abordagem investigativa e contextualizada na tentativa de facilitar a aprendizagem sobre os Insetos Transmissores de Doenças na Área Urbana”. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com abordagem exploratória. A SD foi organizada em sete etapas que incluiu: 1- Levantamento do conhecimento prévio; 2- Aplicação do questionário pré-teste; 3- Busca de informações; 4- Aula expositiva e dialogada; 5- Aula de campo; 6- Compartilhamento do conhecimento; 7- Aplicação do pós-teste. Primeiramente foi aplicado um questionário pré-teste para sondar os conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida, aulas expositivas e dialogadas com o objetivo de sistematizar os conhecimentos e sanar as dúvidas existentes através de questões norteadoras. Foi proposto que os estudantes fizessem pesquisa de campo em suas próprias casas, jardins, quintais, para possíveis observações de criadouros de insetos e a relação entre o lixo e as doenças. A partir daí os alunos formaram grupos de pesquisa para aprofundamento do tema e posteriormente apresentação dos resultados das pesquisas, que foi feita através do Google Meet (salientar que todo o processo ocorreu remotamente devido a pandemia da COVID-19) com o uso do Power Point. Também, como forma de verificar os conhecimentos apreendidos, foi utilizada a ferramenta PADLET, na qual os estudantes puderam responder questões acerca da temática trabalhada. Ao final foi realizado outro questionário (pós-teste), a fim de analisar a eficiência na aplicação da sequência didática e na apropriação dos conhecimentos propostos. Atividades foram realizadas individualmente e em grupo. Também foram utilizados grupos do WhatsApp para tirar dúvidas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, analisando o pré-teste e o pós-teste pudemos verificar que houve aprendizagem e motivação para a realização das atividades propostas. Em todas as etapas buscou-se estimular a participação dos estudantes, inserir metodologias diferenciadas, descobrir o lado investigativo e protagonista desses estudantes. Percebemos que o uso de metodologias diferenciadas favorece a aprendizagem, a investigação e o protagonismo do estudante. Foi possível constatar uma maior motivação por partes dos estudantes após a aplicação da SD. Como produto final, foi organizado um manual de SD com todos os passos e sugestões de uso de diferentes metodologias para que possa servir de modelo de recurso didático para que outros professores possam se guiar para gerar uma aprendizagem mais efetiva e prazerosa aos seus estudantes.
Presidente - 1812740 - NAILA FRANCIS PAULO DE OLIVEIRA
Interno - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE