PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: CLAUDIO PAZ DA SILVA

DISCENTE: CLAUDIO PAZ DA SILVA
DATA: 01/08/2022
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: ENSINO DE VIROLOGIA NA EJA: Aplicação de uma sequência didática como forma de promover a aprendizagem e o protagonismo dos alunos
PALAVRAS-CHAVES: Virologia, Sequência didática, Informativo, Ensino-aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A virologia é uma área da biologia que estuda os vírus e tem sua importância relacionada à microbiologia e à patologia. A presente pesquisa apresenta a proposta de ensino de virologia na EJA, tendo a sequência didática como forma de promover a aprendizagem e o protagonismo dos alunos. Nesse sentido optamos pela construção de um informativo que buscasse explicar, a partir da vivência que os alunos tiveram na sequência didática, alguns conceitos de virologia de maneira mais atrativa e com uma linguagem mais simples. Assim o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma sequência didática em virologia na educação de jovens e adultos do ensino médio e a partir desta, produzir um informativo colaborativo. A pesquisa ocorreu no ano de 2021, com a turma do Ciclo VI da EJA do ensino médio, inicialmente formada por 16 estudantes da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Demétrio Toledo da cidade de Juripiranga – PB. A pesquisa foi desenvolvida com o modelo de ensino híbrido com a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), que permitiram uma maior aproximação dos objetos de estudo e uma produção com materiais alternativos. A proposta investigativa presente na pesquisa é uma abordagem de aspecto qualitativo baseando-se em uma pesquisa-ação de modo cooperativo durante as aulas de biologia, com ênfase em virologia. Deste modo, os conceitos e conteúdos foram contemplados na sequência didática da pesquisa, de forma que os procedimentos metodológicos foram realizados em 4 etapas. Nesse sentido, nas etapas metodológicas buscou-se sugerir práticas pedagógicas para trabalhar a temática de virologia, dando sempre enfoque à importância da investigação cientifica e ao protagonismo dos estudantes. Para isso, foram realizados uma atividade diagnóstica e um questionário pós-teste, cujos resultados foram obtidos a partir da comparação dos questionários aplicados a esses estudantes. Os resultados mostraram a viabilidade da sequência didática, que evidenciou uma melhora no entendimento dos estudantes no estudo dos vírus, embora algumas dificuldades observadas nos questionários pós-teste, podem estar vinculados a conceitos que não foram desenvolvidos com a devida especificidade e detalhamento na SD. Nesse sentido, faz-se necessário a utilização de metodologias inovadoras para o ensino, afim que estimulem os estudantes a pensarem e produzirem novos conhecimentos, contextualizando e problematizando diante de sua realidade, tal como a prática de realização de uma Sequência Didática (SD) produto deste TCM.
Presidente - 3089435 - WALLACE FELIPE BLOHEM PESSOA
Interno - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE