PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ANA MARIA DE OLIVEIRA SERAFIM

DISCENTE: ANA MARIA DE OLIVEIRA SERAFIM
DATA: 19/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/xpj-rewk-mxo
TÍTULO: MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PROVOCADORA DA APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA ABRANGENTE E INCLUSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão; Biologia; Libras; Ensino Investigativo.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Aulas experimentais têm sido utilizadas para despertar o interesse do estudante em investigações científicas; estimular a iniciativa pessoal e a tomada de decisões; como também aprimorar a capacidade de observação e o registro de informações. Por essa razão elas foram introduzidas ao currículo das escolas integrais na Paraíba com os Decretos nº 36.408/2015 e n° 36.409/2015. Com os decretos, embora haja a obrigatoriedade de os estudantes realizarem atividades experimentais em sua grade curricular não houve um aporte financeiro suficiente para que as escolas adequassem seus espaços físicos e adquirissem equipamentos e materiais para a realização das mesmas. Como exemplo algumas escolas públicas integrais do interior da Paraíba nas quais ainda existe uma carência de materiais que dificultam a realização de várias práticas. Portanto, pensando em diminuir os déficits educacionais e estimular o aprendizado e permanência dos estudantes com deficiência auditiva dentro das escolas utilizamos modelos 3D com legendas tanto em libras como em português para estimular a investigação das estruturas biológicas; em conjunto com a comunidade escolar promovemos a disseminação da cultura surda na escola por meio de palestras e mini cursos; gravamos vídeos dos estudantes participantes realizando sinais em libras para a melhor difusão das palavras trabalhadas nos modelos; elaboramos um manual com explicações de como aplicar os modelos didáticos com o intuito de provocar a aprendizagem por investigação de forma inclusiva; e geramos QR Codes para explanar e divulgar os sinais utilizados no manual. A confecção dos modelos permitiu iniciar a montagem de um laboratório didático no interior da escola. A metodologia teve uma abordagem qualitativa e descritiva. As atividades foram realizadas por meio do ensino híbrido, com estudantes da 3ª série do ensino médio da ECIT José Paulo de França na cidade de Mari-PB. A apresentação desses modelos ocorreu durante as aulas síncronas do ensino remoto e nas aulas presenciais do ensino híbrido. Os modelos apresentados e mostrados durante as aulas foram aperfeiçoados pelos estudantes a partir de suas investigações sobre o tema em trabalho, o que os direcionou para um aprendizado investigativo e mais ativo. Para uma melhor compreensão e auxiliar os estudantes ouvintes no processo de aceitação das diferenças e da cultura surda foram realizadas oficinas de Libras com aulas assíncronas e síncronas através das plataformas Google Classroom e Meet. Ao final das intervenções o manual, na forma de e-book ilustrativo, descreveu todo o processo metodológico aplicado. Ele foi montado com dicas e fotos da montagem dos modelos, explicações quanto ao aperfeiçoamento dos mesmos pelos estudantes e procedimentos de aplicação. O manual também conta com os QR Codes que direcionam o leitor a um vídeo explicativo do sinal em libras para cada estrutura apontada no modelo que está sendo observado. Além dos modelos serem instrumentos provocadores da aprendizagem, a ênfase do e-book está no compartilhamento de materiais que contribuirá para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes ouvintes e não ouvintes.
Presidente - 1886282 - ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA
Interno - 1186427 - FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS