PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: TIAGO ALVES DE BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO ALVES DE BRITO
DATA: 23/08/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Google Meet https://meet.google.com/aji-jyxj-qwy
TÍTULO: POLUIÇÃO E IMPACTO AMBIENTAL NOS ECOSSISTEMAS POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AUTORAIS: uma abordagem investigativa e crítica no município de Itabaiana – PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências por Investigação, Percepção Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Protagonismo Estudantil
PÁGINAS: 259
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo promover a construção de conhecimentos científicos com discentes da educação básica acerca da poluição e impactos ambientais antrópicos nos ecossistemas do município de Itabaiana - PB, utilizando o arcabouço teórico metodológico do Ensino de Ciências por Investigação e da Educação Ambiental crítica, empregando-se a criação de histórias em quadrinhos como estratégia didático-metodológica. A proposta de trabalho surgiu da observação da prática docente em situações de ensino, onde as metodologias adotadas não promoviam o protagonismo estudantil. Logo, percebeu-se a necessidade de analisar e ressignificar a relação, seres humanos e meio ambiente, tendo em vistas os impactos ambientais causados pelas atividades antrópicas. A abordagem metodológica caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual fará uso de pressupostos teórico-metodológicos de elementos da pesquisa ação. O público-alvo foram foi constituído de 42 discentes da E.E.E.F.M. João Fagundes de Oliveira, no ensino remoto um grupo de 12 discentes e 30 discentes no presencial, todos da 1ª série do Ensino Médio. A primeira etapa ocorreu com aplicação do questionaria de avaliação inicial com o objetivo de diagnosticar as percepções dos discentes acerca de meio ambiente, impacto ambiental e Educação Ambiental. A partir da coleta e análise dos dados observou-se uma predominância da percepção de meio ambiente como “biosfera”, no contexto do ensino remoto e meio ambiente como “natureza” para o ensino presencial. A seguir, desenvolveram-se as atividades previstas na Sequência de Ensino Investigativo, caracterizada pela pesquisa, construção e validação de hipóteses e apresentação, com aplicação do conhecimento através da construção de Histórias em Quadrinhos relacionadas aos temas de estudo de cada grupo. Por fim, analisou-se as Histórias em Quadrinhos autorais à luz das macrotendências político pedagógicas da educação ambiental brasileira segundo Layrargues e Lima (2014). As evidências apontam que a metodologia utilizada na identificação de impactos ambientais a partir dos pressupostos da EA crítica e do Ensino de Ciências por Investigação promoveu o protagonismo estudantil com construção e reconstrução do conhecimento, oportunizando aos participantes o desenvolvimento e aquisição de habilidades e competências relacionadas com os métodos de pensar e fazer ciências. De um modo geral, observa-se a necessidade de práticas em EA para além dos muros da escola, com a finalidade de contribuir com a formação discentes não apenas para a aprovação em vestibulares e ENEM, mas também oportunizar o desenvolvimento de aspectos relacionados com a cidadania. Por fim, espera-se que o produto educacional, fruto dessa pesquisa auxilie os docentes na aplicação e desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionada com a EA em uma perspectiva crítica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 048.736.714-69 - THIAGO LEITE DE MELO RUFFO - IFPB
Interno - 1297269 - CARLA SORAIA SOARES DE CASTRO
Interno - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ
Externo ao Programa - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Externo à Instituição - MYLLER GOMES MACHADO