PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: DENN SIDNEY ZACARIAS DA CUNHA

DISCENTE: DENN SIDNEY ZACARIAS DA CUNHA
DATA: 19/08/2022
LOCAL: meet.google.com/bqs-foby-uun
TÍTULO: ENSINO DOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS POR MEIO DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA E CONTEXTUALIZADA NA AGRICULTURA FAMILIAR
PALAVRAS-CHAVES: Protagonismo. Metodologia Ativa. Consórcio. Matéria orgânica. Ambiente.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A compreensão e apropriação do conhecimento sobre os ciclos biogeoquímicos abordados durante o ensino médio enfrenta a falta de base dos estudantes, principalmente da Química. Compreender os ciclos biogeoquímicos envolve reconhecer os elementos que compõem/formam a matéria orgânica (ser vivo), sua renovação, assimilação ou descarte e a interdependência entre eles, constituindo assim um ciclo. Além disso, há dificuldade para que os estudantes reconheçam que os processos metabólicos (respiração aeróbica, fermentação, fotossíntese e quimiossíntese) constituem formas de reciclagem de matéria desenvolvidas pelas diversas formas de vida. Com o objetivo de enfrentar essas dificuldades no ensino desse assunto, desenvolvemos uma estratégia investigativa, por via híbrida (remota e presencial), contextualizando os ciclos biogeoquímicos a partir da agricultura familiar, na perspectiva de promover maior envolvimento dos estudantes com a aprendizagem desse tema. A pesquisa foi realizada no Ideal Colégio e Curso, em Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, no qual cerca de 22% do alunado habita a zona rural, convivendo diretamente com as questões sociais e ambientais ligadas ao campo, direcionada para estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Enquanto pesquisa qualitativa, seguimos a metodologia da pesquisa participante e os dados foram obtidos a partir das respostas dos questionários e da análise de conteúdo dos registros das argumentações durante os encontros síncronos ou presenciais. O trabalho foi organizado em 3 etapas, totalizando seis aulas de 50 minutos/cada. Na interação inicial de maneira remota, os alunos responderam a um questionário com objetivo de colher informações sobre seus conhecimentos prévios sobre os ciclos biogeoquímicos e a agricultura familiar, o qual foi reaplicado ao final do trabalho. Na segunda e terceira etapas, os alunos foram convocados ao protagonismo para realizar um conjunto de atividades/desafios a respeito dos ciclos biogeoquímicos dentro do contexto da agricultura de consórcio milho/feijão, elaborando hipóteses e, posteriormente, consultando informações sistematizadas no livro didático, em artigos científicos e vídeos especializados, confrontando-as com suas hipóteses iniciais. Por fim, apresentaram e debateram em grupo seus achados e as conclusões a que chegaram. Obtivemos o total de 34 respostas nos questionários. Nos argumentos construídos para as hipóteses da problematização em questão, através da análise do Padrão de Argumentação de Toulmin, identificamos que justificativas e apoio/backing estavam presentes, podendo considerar, que os argumentos produzidos possuem uma boa qualidade, sendo que alguns, são mais aprimorados do que outros de acordo com a combinação dos componentes. Os indicadores da Alfabetização Cientifica foram analisados nos argumentos e atividades propostas, juntamente com a integração CTSA. Ainda foi possível observar o envolvimento dos discentes com as atividades propostas e o ganho de argumentação para compreensão dos fenômenos.
Presidente - 1199131 - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE
Interno - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN