PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ILCA MENDES VALE

DISCENTE: ILCA MENDES VALE
DATA: 17/08/2022
LOCAL: UFPB
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem significativa. Protagonismo estudantil. Sexualidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A adolescência é um período marcado por conflitos psicoemocionais e alterações fisiológicas relevantes na formação integral do jovem, sendo imprescindível nesta fase o acesso a conhecimentos e informações confiáveis, sobre a sua sexualidade, consolidada por meio de manifestações variadas, com consequências indesejadas. Nessa perspectiva, a escola representa um espaço privilegiado para o desenvolvimento de um trabalho em educação sexual, que é um processo norteador para atitudes do estudante, cabendo ao professor facilitar a construção desses conhecimentos. Sendo a educação sexual um processo que busca conduzir o ser humano a atitudes eficazes no âmbito da sexualidade, tanto indivídual, quanto socialmente, entende-se que seu estudo necessita de uma abordagem diferenciada. O presente trabalho objetivou desenvolver estratégias didático-pedagógicas para promover a educação sexual no ensino médio visando a orientação de práticas responsáveis na adolescência, como prevenção de gravidez precoce e aquisição de IST. O trabalho foi desenvolvido com estudantes da terceira série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estevam Marinho, localizada no município de São Gonçalo-PB, no período de junho a setembro de 2021. Os procedimentos metodológicos foram divididos em cinco etapas e de forma remota por meio do Google Meet, Google Classroom e e WhatsApp envolvendo a aplicação de questionários, aulas dialogadas, palestra e oficina para a elaboração de um e-book. Visando auxiliar a práxis dos professores de Biologia, foi produzido um Guia Metodológico que poderá servir de bússola no estudo sobre educação sexual. Observou-se que a sequência didática aplicada proporcionou avanços no desenvolvimento da aprendizagem, criatividade, autonomia e protagonismo discentes, e assim, permitindo a reflexão sobre a importância dessa estratégia para a aprendizagem mais acessível e dinâmica sobre a educação sexual.
Presidente - 1186427 - FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS
Interno - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE