PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: EMERSON ALVES DE ARAÚJO

DISCENTE: EMERSON ALVES DE ARAÚJO
DATA: 31/08/2022
LOCAL: UFPB
TÍTULO: AS CONTRIBUIÇÕES DO CORDEL NO APRENDIZADO SOBRE AS RELAÇÕES DA MICROBIOTA E OS SERES HUMANOS, PELOS ESTUDANTES DA EJA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Biologia. Metodologias Ativas. Alfabetização Científica. Ensino Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) infelizmente tem, em seus estudantes, o estigma de pessoas que apenas anseiam a questão documental traduzida em seu certificado de conclusão escolar. A despeito deste estigma, fortalecido pelos altos índices de evasão e baixas taxas de aprendizado e rendimento, é possível ter um ensino de qualidade na EJA. Para isso é importante o professor tornar a aprendizagem significativa, além de promover e valorizar o protagonismo e os conhecimentos prévios dos alunos. A biologia, como uma ciência experimental, pode se configurar como um atrativo para que esses estudantes relacionem os seus conhecimentos empíricos com o conhecimento científico e assim, participarem do processo de aprendizagem. Deste modo, o objetivo principal foi promover o ensino da microbiologia básica e as relações da microbiota com o homem, utilizando a métrica melódica do cordel e o ensino investigativo como forma de estimular a alfabetização científica. O público alvo da pesquisa foi composto, a princípio por 123 estudantes das turmas Módulo II da EJA Médio, correspondente a 2ª série do Ensino Médio, matriculados na Escola Estadual Souza Brandão, localizada em Jaboatão dos Guararapes/PE. O percurso metodológico foi pautado nos fundamentos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários e da observação participante durante as oficinas ministradas, sendo uma sobre a elaboração de versos e rimas utilizadas no cordel e três sobre microrganismos. Essa metodologia visou estimular o protagonismo do estudante, uma vez que alguns versos foram produzidos por eles no final de cada oficina e também se desmistificou o pensamento de que todos os microrganismos fazem mal a nossa saúde. O conhecimento do mundo microscópico, as noções de higiene como meio profilático e a produção de alimentos bons para a nossa saúde (probióticos) através de seres microscópicos e das oficinas, deu subsídios para os estudantes conhecerem a importância desses seres em interação com os seres humanos no mundo. Como produto pedagógico, foi confeccionada uma cartilha digital em PDF também disponibilizada no formato QR Code.
Presidente - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA
Interno - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI