PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: BRUNO TARDELLI DA COSTA MACEDO

DISCENTE: BRUNO TARDELLI DA COSTA MACEDO
DATA: 22/03/2024
LOCAL: CCEN
TÍTULO: “O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL: conhecimentos teóricos e práticos sobre as abelhas nativas”
PALAVRAS-CHAVES: ensino de biologia; metodologias ativas; Filo Arthropoda; educação ambiental; meliponário.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: As abelhas pertencem ao Reino Animalia; Filo Arthropoda, sendo considerados animais invertebrados da Classe Insecta, cujo corpo divide-se basicamente em três partes: cabeça, tórax e abdome. Pertencem à ordem Hymenoptera, com cerca de 115.000 espécies descritas até o momento. As abelhas são fundamentais no processo de polinização das plantas. Existem espécies como as do gênero Apis que são possuidoras de um ferrão e as espécies de abelhas nativas, conhecidas como abelhas-sem-ferrão (ASF). Atualmente, estes indivíduos vêm sendo muito prejudicados pela ação do homem, os quais destroem seu habitat com queimadas e desmatamento ou mesmo na busca da obtenção do mel. O conhecimento sobre as abelhas nativas é muito escasso, apesar de serem fundamentais para o meio ambiente. Objetivou-se desenvolver, com os estudantes, o protagonismo e o ensino por investigação, por meio das atividades desenvolvidas sobre as abelhas nativas, destacando a sua importância para o meio ambiente através do processo de polinização realizadas por esses animais. Pensando nisso, foi desenvolvido um trabalho com 28 estudantes das turmas da 2ª série do Ensino Médio, da ECIEEFM José Vitorino de Medeiros, localizada no município de Sossêgo, no estado da Paraíba. Esta pesquisa teve como pressuposto teórico-metodológico a pesquisa qualitativa. A obtenção dos dados foi feita a partir de um questionário diagnóstico aplicado com os estudantes, com a observação participante que foi realizada durante todo o processo de investigação e a aplicação de um grupo focal. Para tanto, foram desenvolvidos estudos teóricos, alinhadas às aulas práticas sobre as abelhas nativas. Foram utilizadas para desenvolvimento das atividades, dez questões norteadoras para levantamento de hipóteses, uso de metodologias ativas, incluindo a sala de aula invertida, aulas práticas sobre as abelhas nativas, abelhas do gênero Apis e vespas, construção do meliponário na escola, que serviu para desenvolver nos estudantes uma aproximação com as abelhas nativas de modo a promover um melhor ensino e aprendizagem, através das atividades realizadas, além de colocá-los como protagonistas durante a construção do meliponário. Dessa forma, o meliponário promoverá também estudos posteriores sobre educação ambiental na escola. Foram desenvolvidas atividades as quais foram inseridos em um Guia Didático para ser utilizado por outros docentes da educação básica. A partir das atividades desenvolvidas, constatou-se o protagonismo estudantil desenvolvido durante todo o percurso das atividades, além do ensino investigativo realizado. Alinhadas a isso, os estudantes conseguiram desenvolver conhecimentos necessários que poderão ser usados dentro e fora da escola. Com isso, percebeu-se que é possível desenvolver atividades práticas com os estudantes, tornando-os protagonistas e multiplicadores do aprendizado nas comunidades.
Presidente - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI
Interno - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA