PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JOSILENE DE SOUZA FREITAS

DISCENTE: JOSILENE DE SOUZA FREITAS
DATA: 22/03/2024
LOCAL: Videoconferência pelo link https://meet.google.com/ixk-ryse-ogm
TÍTULO: CULINÁRIA COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOMOLÉCULAS: CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS E PROTEÍNAS
PALAVRAS-CHAVES: ensino de biologia; ensino de biomoléculas; aulas práticas; protagonismo estudantil; atividades lúdicas.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Na prática pedagógica um dos maiores desafios para o professor é vincular teoria e prática de modo a tornar o conteúdo o mais interessante possível para os alunos. Ao mesmo tempo, torná-los protagonistas de seu aprendizado por meio do ensino por investigação é uma necessidade cuja dificuldade é expressiva - principalmente no retorno pós-pandemia – e, mais ainda, quando trata-se de conteúdos de bioquímica, considerados de difícil aprendizagem. A literatura aponta que aulas práticas em laboratório podem minimizar tais dificuldades, porém, dados do Censo Escolar de 2022 apontam que o laboratório de ciências está presente em apenas 38,8% das escolas de ensino médio da rede pública, o que é um agravante no processo de ensino e implica na necessidade de o professor desenvolver novas estratégias que busquem a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho visou apresentar o ensino de biomoléculas vinculado à culinária, propondo aulas práticas que integrassem o conteúdo abordado em sala de aula à efetiva prática discente, na qual os educandos tiveram a oportunidade de visualizar o conteúdo de forma lúdica, através do ensino por investigação. Essa abordagem didática alternativa à prática tradicional permeou nosso questionamento acerca de se tal abordagem é efetivamente mais construtiva que a tradicional. Para tanto, o trabalho teve caráter qualitativo e foi desenvolvido em uma turma de 27 estudantes da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira, localizada na cidade de Areia – PB. As estratégias pedagógicas foram pautadas em atividades de ensino investigativas que buscaram melhorar o ensino-aprendizagem das biomoléculas (carboidratos, lipídios e proteínas) no ensino médio – quando comparado ao ensino tradicional, e o protagonismo estudantil. Destarte, os espaços escolares utilizados foram a própria sala de aula e a cozinha escolar, onde foram desenvolvidas as atividades baseadas nas receitas propostas. Os resultados deste trabalho foram avaliados por meio da avaliação contínua ao longo do processo e dos resultados obtidos através de questionários. Analisando-se os resultados obtidos através do percurso metodológico desenvolvido e das práticas pedagógicas aplicadas, pode-se concluir que os resultados pretendidos – a exemplo do aumento do protagonismo discente nas aulas, a aproximação do conteúdo de sala de aula à realidade e a associação entre teoria e prática pela experimentação em culinária - foram alcançados. A utilização de alimentos como ferramenta de aprendizagem ofereceu uma conexão tangível entre teoria e prática. Como produto e resultado deste trabalho foi produzido um guia didático que, ao apresentar o ensino de bioquímica atrelado à prática culinária, busca ser um auxílio a mais aos professores de Biologia do Ensino Médio.
Presidente - 1389155 - ANGELA CAMILA ORBEM MENEGATTI
Interno - 1886282 - ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA