PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIDIANE KARINA GUSTAVO FELIZARDO MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIDIANE KARINA GUSTAVO FELIZARDO MONTEIRO
DATA: 15/12/2023
LOCAL: Defesa online
TÍTULO: METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E SISTEMAS SANGUÍNEOS COMO INSTRUMENTOS FACILITADORES DO ESTUDO DE GENÉTICA
PALAVRAS-CHAVES: ensino de genética; metodologias ativas; sequência didática; sistemas sanguíneos; transplante de células e órgãos.
RESUMO: Conteúdos ligados à Genética geralmente não são bem compreendidos por estudantes do ensino médio e a falta de conexão desses conteúdos a sua realidade acaba criando obstáculos para o processo de ensino-aprendizagem. Os Sistemas Sanguíneos são conjuntos de um ou mais antígenos capazes de promover a produção de anticorpos específicos e que se relacionam com diversos eventos biológicos. Este trabalho busca criar estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem de genética a partir do uso de metodologia ativas, ensino por investigação e da associação dos conceitos genéticos aos sistemas sanguíneos (ABO e Rh). Com o intuito de produzir uma aprendizagem significativa foi construída uma sequência didática com atividades lúdicas e investigativas que aproximam conteúdos da genética a situações presentes no cotidiano estudantil. Na sequência tratamos sobre a constituição e estruturação da molécula de DNA, sobre o papel do genoma e epigenoma na expressão gênica, contextualizamos o estudo dos conceitos genéticos a partir da apresentação dos sistemas sanguíneos e discorremos sobre as razões biológicas da necessidade de existir compatibilidade entre doador e receptor para o sucesso dos transplantes. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. Todas as atividades foram aplicadas à estudantes da 3ª série do Ensino Médio da EEEFM Gentil Lins localizada no município de Sapé/PB. Os resultados obtidos demonstraram que os estudantes se comportam de forma mais participativa quando são utilizadas metodologias ativas e contextualização dos conteúdos estudados a situações presentes em seus cotidianos ou a fatos biológicos que envolvem o bem-estar coletivo. Foi possível comprovar ainda que a aprendizagem significativa ocorre de maneira mais eficiente quando novos conteúdos são apresentados a partir da utilização de saberes já adquiridos. Como produto da pesquisa foi produzido um guia didático voltado a docentes de ensino médio com a finalidade de facilitar a ministração desses conteúdos e otimizar a sua aprendizagem.
Presidente - 032.409.984-32 - SIMONE SILVA DOS SANTOS LOPES - UEPB
Interno - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE