PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA MARTA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUSSARA MARTA DA SILVA
DATA: 15/12/2023
LOCAL: https://meet.google.com/cqn-eajw-rme
TÍTULO: SEXUALIDADE EM DEBATE: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Sexualidade; TIC; Podcast, adolescência
RESUMO: A adolescência se caracteriza como uma etapa desafiadora e intensa, sendo marcada por transformações físicas e emocionais. É salutar que uma rede de apoio vinda da família, da escola e das equipes de saúde forneça suporte a esses jovens. Nesse período, a sexualidade aflora em todas as suas nuances e com ela os desafios se intensificam, especialmente quando esses jovens estão inseridos em ambiente de vulnerabilidade social. E nesse contexto, a família nem sempre está preparada para auxiliar, pois a sexualidade é repleta de mitos e tabus. Assim, a escola exerce um papel fundamental na divulgação, de modo científico, sobre essa temática. Na disseminação de conhecimento, as mídias digitais são importantes ferramentas e o podcast configura-se como um recurso didático digital capaz de contribuir para o processo de aprendizagem, pois é de fácil acesso e permite renovação de conteúdo de modo contínuo. Este trabalho objetiva desenvolver a consciência sobre a temática sexualidade a partir da produção de podcasts para divulgação científica aos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Correia de Araújo, localizada no município de Camaragibe/PE. Para isto, o trabalho teve três etapas: Aplicação de questionário para busca de informações sobre os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema sexualidade, escolha dos conteúdos para as entrevistas e pesquisa em fontes variadas para se apropriarem do tema, construção do roteiro das entrevistas, gravação, publicação nas plataformas de podcast. Estas etapas foram realizadas por um grupo de alunos selecionados previamente. A partir daí, as entrevistas foram mostradas aos outros estudantes da mesma turma, com o objetivo de gerar um debate acerca do tema. Ao final, os estudantes elaboraram um catálogo digital e outro físico contendo os episódios do podcast e o link de acesso a eles em QR Code. Assim, o presente trabalho propõe o uso de uma tecnologia digital como facilitadora da disseminação de conhecimento, promovendo o ensino investigativo e o protagonismo juvenil.
Presidente - 1425028 - LUCIENE SIMOES DE ASSIS TAFURI
Interno - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA