PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: THIAGO BRANDAO DE ASSIS

DISCENTE: THIAGO BRANDAO DE ASSIS
DATA: 28/03/2024
LOCAL: meet.google.com/ssg-zpqu-gaf
TÍTULO: COMPREENDENDO A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA POR MEIO DO MODELO BIOPSICOSSOCIAL: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO.
PALAVRAS-CHAVES: Educação sexual; Modelo Biopsicossocial; Metodologias Ativas.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: A questão da sexualidade é algo inerente à vida humana e inclui sensações corpóreas, subjetivas e emocionais que se manifestam ao longo da vida, varia entre as pessoas e está além da reprodução. Na Biologia, há duas formas de se perceber/ensinar sobre sexualidade, o modelo biológico-centrado e preventivo que enfatiza aspectos biológicos da sexualidade e o modelo biopsicossocial que apresenta concepções mais amplas sobre a sexualidade. Dar-se-á ênfase ao segundo modelo, pois a sexualidade é entendida como fenômeno natural, sendo expressa de múltiplas formas, nas diferentes etapas da vida, nos diferentes contextos e realidades subjetivas, sociais e culturais. O objetivo foi o de desenvolver a temática sobre educação sexual por meio de oficinas de dinâmica em grupo que promova uma abordagem investigativa, permitindo aos estudantes explorar conceitos, normas sociais e questões de gênero por meio de pesquisa, discussões e análises críticas, capacitando-os a tomar decisões informadas e promovendo a compreensão abrangente da sexualidade. A pesquisa foi realizada na ECIT Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras/PB, com três turmas da segunda série do ensino médio, totalizando 18 estudantes. Ela foi orientada, pela natureza aplicada e pela abordagem quanti-qualitativa que envolveu a pesquisa participante. As estratégias metodológicas envolveram: reunião com os pais/responsáveis, aplicação de questionário diagnóstico e de metodologias ativas baseadas em oficinas de dinâmicas em grupos. Os dados foram obtidos a partir de questionários, observação participante e registros de imagens, vídeos e/ou textos. Estes foram tabulados em planilhas e estão sendo analisados. Os discursos dos participantes estão sendo categorizados e analisados sob a perspectiva de Bardin. A pesquisa buscou uma compreensão inicial do que os estudantes conhecem por sexualidade e educação sexual através do questionário para, a partir deste ponto, iniciar a execução das atividades com a construção de contrato de convivência e as dinâmicas com enfoque no aspecto biopsicossocial. O ensino por investigação desempenha um papel crucial na educação sexual, capacitando os alunos a explorarem prevenção de IST, contracepção, saúde sexual e relacionamentos. A abordagem promove habilidades críticas, tomada de decisões informadas e compreensão das complexidades da sexualidade humana, contribuindo para uma educação mais aberta, inclusiva e contextualizada. As atividades realizadas nesta pesquisa serão compiladas em uma cartilha digital, que auxiliará docentes do ensino médio a trabalhar a temática educação sexual por meio de metodologias ativas enfatizando o papel do estudante como protagonista da aprendizagem.
Presidente - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE
Interno - 048.736.714-69 - THIAGO LEITE DE MELO RUFFO - IFPB