PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ALINE REBECCA CORDEIRO FONSECA TAVARES

DISCENTE: ALINE REBECCA CORDEIRO FONSECA TAVARES
DATA: 22/03/2024
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: Estratégias pedagógicas e práticas para a vida
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Biologia; Unidade Curricular Eletiva; Aprendizagem; Meio Ambiente.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada
RESUMO: Questões ambientais compõem o repertório de temas emergentes, vinculados à crise civilizatória atual, revelada por desequilíbrios socioambientais diante de transformações provocadas pelo homem sobre o meio natural. A educação escolar, difusora do conhecimento humano e espaço de construção da ciência, confronta a necessidade de discussão das relações entre sociedade e natureza, levando a questões ambientais que merecem destaque no currículo da educação básica, em articulação com contextos dos estudantes. O estudo teve como objetivo inserir a Educação Ambiental no currículo escolar, integrada aos Itinerários Formativos por meio de Unidade Curricular Eletiva, trabalhando as questões ambientais no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa cujas estratégias metodológicas envolveram: pesquisa bibliográfica, exploratória e participante, desenvolvida com estudantes, numa escola da educação básica do RN. As atividades foram mediadas por metodologias ativas, a partir de oficinas temáticas, sala de aula invertida, estudos de campo e metodologia da problematização, com estudos contextualizados para abordar conceitos ecológicos e temas ambientais contemporâneos, na perspectiva da construção de uma unidade curricular eletiva para o ensino médio. Os dados foram obtidos a partir da análise de documentos oficiais, aplicação de questionários, observação participante, registros diversos e grupo focal. Os temas levantados, as percepções e compreensões manifestadas pelos estudantes e a análise da estrutura curricular vigente subsidiaram a elaboração da unidade curricular eletiva. Os eixos estruturantes dessa elaboração envolvem o ensino por investigação e projeto de vida. Os processos participativos que envolveram a construção e implementação da unidade curricular contribuíram com a formação integral dos estudantes no que se refere à consciência ambiental e ao exercício da cidadania, revelados pelas atitudes expressas, como: reconhecimento de limitações iniciais, interesse na temática em aulas e busca de alternativas viáveis aos problemas ambientais. Foram abordados temas como: poluição das águas, ilhas de calor, poluição do solo e do ar, despejo do esgoto, descarte inapropriado de lixo, crise climática global, adaptações e precauções aos eventos trágicos e a urgência na mudança de paradigmas sobre a nossa relação com o meio ambiente. Os estudantes elaboraram questionamentos, indicaram pontos importantes e teorizaram na construção de argumentos para explicar cenários da sua realidade. A experiência vivenciada na pesquisa está sistematizada em um “Portfólio sobre a Implementação da Educação Ambiental no Novo Ensino Médio Potiguar”, como instrumento didático-pedagógico para subsidiar professores da educação básica na inserção da educação ambiental no espaço escolar, apresentando o percurso, a metodologia e os conhecimentos produzidos nas atividades.
Presidente - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Interno - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE