PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: EDYLLA MARIA PEREIRA COSTA

DISCENTE: EDYLLA MARIA PEREIRA COSTA
DATA: 27/03/2024
LOCAL: plataforma meet
TÍTULO: Ensino-aprendizagem de biologia vegetal através da construção de um guia ilustrado e de um blog sobre a flora nativa do Parque Estadual Sítio Fundão, Crato-CE
PALAVRAS-CHAVES: aprendizagem significativa; metodologias ativas, morfologia vegetal, plantas da caatinga
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Taxonomia Vegetal
ESPECIALIDADE: Taxonomia de Fanerógamos
RESUMO: São muitos os desafios na prática docente quando o assunto é biologia vegetal. Os estudantes não percebem as plantas como seres vivos, muito menos a sua importância no ambiente, tornando o estudo dos vegetais enfadonho. Essa predisposição em não reconhecer as plantas e sua importância é definida, por muitos autores, como “impercepção botânica”, sendo necessário analisar e refletir essa temática. Logo, repensar em novas estratégias de ensino que aproximem o educando da sua realidade torna-se imprescindível para uma aprendizagem significativa em biologia. Tendo em vista uma aprendizagem efetiva, relevante e ativa, que promova o engajamento e o protagonismo estudantil na construção do conhecimento científico, o ensino por investigação, por atribuir sentido à aprendizagem, vem propiciar as condições favoráveis. Objetivou-se, com a pesquisa, desenvolver estratégias de ensino de botânica potencializadoras de aprendizagens significativas e contextualizadas no ecossistema da região onde o estudo foi realizado. A pesquisa foi desenvolvida na EEMTI Governador Adauto Bezerra, localizada no município de Crato, Ceará, tendo como público-alvo 25 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método observação participante. Uma sequência didática proporcionou conhecer um pouco mais sobre o bioma onde estão inseridos e estimulou os estudantes a assumirem uma postura investigativa, favorecendo o ensino de botânica. A pesquisa mostrou que há limitações relacionadas ao conhecimento dos educandos a respeito da botânica, contudo a proposta de aulas investigativas gerou interesse e uma relação mais atrativa entre o ensino e a aprendizagem, ao estimular o estudante a buscar conhecimentos de forma prazerosa, levando-os a superar limitações impostas por modelos tradicionais de ensino.
Interno - 1274154 - FERNANDO FERREIRA DE MORAIS
Interno - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ