PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: IDALINA RACHEL FERREIRA DE FREITAS

DISCENTE: IDALINA RACHEL FERREIRA DE FREITAS
DATA: 27/03/2024
LOCAL: meet.google.com/zjz-wttd-gvd
TÍTULO: NAS BATIDAS DO CORAÇÃO: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR HUMANO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
PALAVRAS-CHAVES: Educação e saúde; aprendizagem significativa; fisiopatologia cardiovascular.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
SUBÁREA: Fisiologia de Órgãos e Sistemas
ESPECIALIDADE: Fisiologia Cardiovascular
RESUMO: Fazer com que os alunos aprendam um conteúdo talvez seja um dos maiores desafios do ensino. Pois, para isso é necessário não somente capturar a atenção dos alunos, mas também fazê-los compreender a relevância e assimilar esse conhecimento. Os conteúdos sobre o sistema cardiovascular são considerados de difícil compreensão por parte dos estudantes do ensino médio. A causa dessa dificuldade pode estar relacionada ao modo como o conteúdo é explorado em sala de aula, muitas vezes distante dos conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma sequência didática investigativa por meio de situações de convivência que permitam a aplicação de atividades e contextualização de informações sobre o sistema cardiovascular humano, contribuindo para a disseminação de conhecimentos sobre a saúde cardiovascular e prevenção de doenças cardiovasculares, além de promover um alerta sobre os sinais e sintomas dessas doenças. A presente pesquisa foi desenvolvida na Escola Cidadã Integral Prefeito Joaquim Lacerda Leite, São José de Piranhas/PB com 23 estudantes da 2ª série A. Este trabalho foi conduzido pela abordagem metodológica da pesquisa-ação, em que o “conhecer” e o “agir” acontece simultaneamente numa relação dialética sobre a realidade social desencadeada pelo processo de pesquisa. As estratégias metodológicas envolveram 3 etapas (pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção) tendo como produto final a produção de um instrumento didático-pedagógico, na forma de um guia de aprendizagem destinados a professores do ensino médio, ofertando novas possibilidades de aquisição do conteúdo sobre o sistema cardiovascular humano comprometido com uma aprendizagem dinâmica e significativa.
Presidente - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE
Interno - 2773523 - VIVYANNE DOS SANTOS FALCAO SILVA