PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: KAYO CESAR ARAUJO DA NOBREGA

DISCENTE: KAYO CESAR ARAUJO DA NOBREGA
DATA: 25/03/2024
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: ENVELHECIMENTO DA PELE: uma proposta de abordagem investigativa à luz da aprendizagem significativa
PALAVRAS-CHAVES: Metodologias ativas; estratégias de ensino; protagonismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A pele é o mais extenso órgão do nosso corpo, além de nos proteger das intempéries ambientais ela colabora com o bom funcionamento de todo o nosso organismo. Neste órgão se manifestam os primeiros sinais do envelhecimento, um fenômeno comum que permite uma vinculação com alguns tópicos de Biologia no Ensino Médio. O objetivo do trabalho foi promover junto aos estudantes a compreensão sobre o envelhecimento da pele, com a disponibilização de um manual de sequência didática para docentes e um ebook para estudantes da educação básica. A pesquisa teve caráter qualitativo e empregou a metodologia da pesquisa-ação que oferece aos participantes a construção dialógica dos saberes escolares com práticas cidadãs. Para a coleta de dados utilizou-se recursos como questionários, observação continuada com anotações em diário de bordo do professor pesquisador, registros de fotos e nuvens de palavras. As atividades da pesquisa se deram com estudantes da terceira série do Ensino Médio da Escola Normal Estadual Dom Expedito Eduardo de Oliveira, situada em Patos-PB, no ano letivo de 2023. Foi aplicado um questionário diagnóstico e foram desenvolvidas atividades numa sequência didática investigativa com a utilização de metodologias ativas. Por meio de análise de imagens e modelos didáticos os estudantes apresentaram hipóteses para associar os sinais e as causas do envelhecimento aos elementos constituintes da pele. As atividades possibilitaram confrontar as hipóteses levantadas com a revisão de literatura e com conceitos trabalhados durante aula expositiva dialogada e por meio de jogo online de perguntas e respostas. A utilização de metodologias ativas ajudou a desenvolver junto aos estudantes protagonismo estudantil com a construção do conhecimento sobre os aspectos biológicos da pele e do seu envelhecimento de forma colaborativa. O cumprimento dos preceitos legais da ética na pesquisa e o alinhamento com um dos temas biológicos definidos pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) foram indispensáveis, bem como a consolidação de dois produtos educacionais fruto deste trabalho: uma Manual de Sequência Didática Investigativa sobre o envelhecimento da pele e um ebook com a mesma temática, mesclando conhecimento didático sobre anatomia, histologia e fisiologia da pele jovem e envelhecida, a aspectos das teorias utilizadas para explicar o envelhecimento biológico contextualizadas com o mundo real.
Presidente - 2773523 - VIVYANNE DOS SANTOS FALCAO SILVA
Interno - 1425028 - LUCIENE SIMOES DE ASSIS TAFURI