PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: KLEBSON CORDEIRO DA SILVA LIMA

DISCENTE: KLEBSON CORDEIRO DA SILVA LIMA
DATA: 22/03/2024
LOCAL: Sala 01 do Departamento de Sistemática e Ecologia
TÍTULO: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA DO CARIRI – PB SOBRE AS ADAPTAÇÕES DAS PLANTAS DA CAATINGA À SECA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de botânica, Guia didático, Ensino por investigação.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Morfologia Vegetal
ESPECIALIDADE: Morfologia Externa
RESUMO: O Bioma Caatinga apresenta um espectro funcional que inclui diversos traços efeitos/respostas aos filtros ambientais a que está sujeita. Esses traços vão desde características anatômicas, morfológicas, fisiológicas e estruturais até a respostas entre as interações planta x ambiente. A vegetação do cariri paraibano, apresenta diversas adaptações à seca e servirá perfeitamente para se analisar a concepção dos estudantes sobre a Caatinga, utilizando estratégias didáticas por meio de atividades investigativas que possibilitem uma aprendizagem significativa. O presente estudo teve como objetivo melhorar a concepção dos estudantes de uma escola pública estadual, sobre as adaptações das plantas da caatinga a seca, a partir das vivências dos estudantes interligando a aula de campo, foi desenvolvido em escola pública estadual, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri (Paraíba), tendo como sujeitos da pesquisa 60 estudantes da 2ª série do ensino médio. A pesquisa seguiu os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Comum (PCN), com a finalidade de ampliar os conhecimentos dos estudantes acerca da biodiversidade local (cariri paraibano). Nesta pesquisa foi produzido um guia didático sobre uma aula de campo a partir das plantas encontradas na Serra do Jatobá (local da vivência de campo), com a finalidade de auxiliar os professores de biologia a combater a impercepção botânica dos estudantes a partir de exemplares nativos do cariri paraibano com foco nas características morfofisiológicas e seus potenciais de estudos etnobotânicos. A aula de campo trouxe uma melhora na visibilidade desse bioma e se mostrou ser uma ferramenta importante para o ensino de biologia. Para a criação do produto fez – se necessário uma avaliação sobre os conhecimentos prévios dos estudantes a partir de um questionário sondagem, na leitura de artigos científicos sobre a Caatinga, analises da percepção dos estudantes a partir de desenhos e registros (captação de imagens) da aula de campo, e debates sobre as espécies de plantas da região, fazendo desse bioma um ambiente de aprendizagem.
Presidente - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA
Interno - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ