PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: RODRIGO CÁSSIO ROSENDO DA CÂMARA

DISCENTE: RODRIGO CÁSSIO ROSENDO DA CÂMARA
DATA: 20/03/2024
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA À CONSERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NO MUNICÍPIO DE MAXARANGUAPE, RN NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Poluição dos mares; Educação ambiental; Conscientização ecológica
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada
RESUMO: As tartarugas marinhas estão na lista de animais ameaçados de extinção, são animais vertebrados pertencentes à linhagem mais antiga dos répteis vivos, que possuem papel no equilíbrio do ecossistema marinho, pois suas funções ecológicas contribuem para a saúde e manutenção dos recifes de corais, estuários e praias arenosas. A poluição dos mares, o abate de fêmeas e coletas de ovos, a captura através de artes de pesca, o tráfego de veículos nas áreas de desova são exemplos de ameaças a esses répteis. No Rio Grande do Norte (RN), o município de Maxaranguape detém praias com ocorrências de postura e desova de tartarugas marinhas, com registro de ações de conservação realizadas por entidades locais. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver, a partir do ensino de biologia, atividades de Educação Ambiental voltadas à conservação das tartarugas marinhas no município de Maxaranguape, RN. O estudo, caracterizado como quali-quantitativo, foi realizado com estudantes do ensino médio numa escola pública da educação básica. Teve como estratégia metodológica a pesquisa participante, e os dados foram obtidos a partir da observação participante, aplicação de questionários e realização de rodas de conversas. As atividades ocorreram durante as aulas do ano letivo em 2023, nas quais os estudos sobre a conservação das tartarugas marinhas foram organizados numa Sequência Didática, sob a abordagem do ensino por investigação, com metodologias ativas, com as seguintes estratégias pedagógicas: exposição dialogada, sala de aula invertida, estudo de campo e seminários. Os estudantes participaram ativamente, protagonizaram na realização dos estudos e pesquisas, construindo argumentações e aprofundando suas concepções acerca da conservação ambiental voltadas à preservação das tartarugas marinha. Conteúdos como: ciclo de vida das tartarugas, principais ameaças à sua conservação, e ações de conservação foram trabalhados numa perspectiva da investigação científica, de modo contextualizados à realidade dos estudantes. O processo adotado no estudo foi sistematizado num produto pedagógico que consiste em um “Guia Educativo para Conservação das Tartarugas Marinhas de Maxaranguape, RN” orientando estudos e ações que estimulem à conscientização ambiental em relação à conservação das tartarugas no município, gerando conhecimentos sobre sua ecologia, biologia e importância socioambiental seja para a biodiversidade, para a cultura local e para o ambiente marinho. Também é propósito do estudo tornar este guia disponível aos docentes da educação básica, apresentando sugestões para um percurso pedagógico na abordagem sobre a conservação das tartarugas marinhas nas aulas de biologia do ensino médio.
Presidente - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Interno - 1199131 - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE