PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: LUCIANA FERNANDES LINHARES

DISCENTE: LUCIANA FERNANDES LINHARES
DATA: 21/03/2024
LOCAL: CCEN
TÍTULO: “VILÕES OU VÍTIMAS: AMPLIANDO A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DOS OFÍDIOS POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA”
PALAVRAS-CHAVES: serpentes; ensino médio; ensino investigativo.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
SUBÁREA: Comportamento Animal
RESUMO: As serpentes são animais de corpo alongado, caracterizados pela presença de escamas, ausência de patas e que se locomovem por rastejamento. Esses seres são classificados como pertencentes à Classe Reptilia, Ordem Squamata e Subordem Serpentes. A Biologia e Zoologia são áreas de estudo que se dedicam a compreender a vida animal em seus diversos aspectos, no caso das serpentes, se ocupam de estudar a anatomia, fisiologia, comportamento e ecologia desses animais. Os ofídios são frequentemente rotulados como seres perigosos e malignos, contribuindo para a existência de medo ou aversão que, associado à falta de conhecimento das pessoas, tem trazido consequências negativas para a conservação desses répteis. Na intenção de promover o ensino sobre serpentes nas aulas de Biologia, na perspectiva do ensino por investigação, esse tema foi escolhido como suporte para o desenvolvimento de estratégias inovadoras e produção de metodologias ativas como foco na aprendizagem significativa e no protagonismo do estudante. O estudo foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica Henrique Fernandes de Farias (ECIT Henrique Fernandes de Farias), da rede pública estadual de ensino, localizada na cidade de Curral de Cima–PB, com 31 estudantes da 2ª série do Ensino Médio Técnico. Para desenvolvimento deste estudo, optou-se por uma abordagem quali-quantitativa, com enfoque na observação participante, iniciando-se com levantamento das concepções prévias dos alunos por meio de questionário de sondagem na intenção de verificar os saberes dos estudantes em relação às serpentes. Os dados levantados serviram de embasamento para a elaboração de três sequências didáticas investigativas, utilizadas durante intervenção didática visando promover a aprendizagem dos alunos sobre os ofídios. A primeira sequência buscou resgatar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca das serpentes e promover apropriação dos conceitos básicos sobre esses répteis. A segunda, consistiu na aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida, aprofundando o estudo sobre ofídios por meio da pesquisa, além da aplicação de jogo interativo Mito ou Verdade sobre serpentes, na intenção de desconstruir mitos e preconceitos sobre esses animais. Já a terceira, consistiu em uma abordagem interdisciplinar envolvendo o componente de Biologia e as disciplinas Inovação Social e Científica e Educação Tecnológica e Midiática da grade do curso técnico de informática na aplicação da metodologia cultura maker, na qual os alunos tinham como foco a pesquisa e elaboração de materiais informativos sobre as serpentes. Três semanas após a intervenção foi aplicado um segundo questionário com o propósito de avaliar a eficácia das abordagens desenvolvidas. Avalia-se, a partir da observação e dos dados coletados, que a participação e o envolvimento dos estudantes melhoraram com a aplicação das estratégias, o que permitiu uma ressignificação e ampliação das percepções dos alunos a respeito da importância das serpentes para o ecossistema e a saúde pública. Ao final da execução, todas as estratégias produzidas foram reunidas em um guia didático, destinado aos docentes do ensino básico, como recurso para contribuir no processo de ensino-aprendizagem sobre os ofídios.
Externo à Instituição - GILCEAN SILVA ALVES
Externo à Instituição - GLAGEANE DA SILVA SOUZA