PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE EM ASSOCIAÇÃO A REDE PRODEMA (PRODEMA - DOUT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: THAYANNA MARIA MEDEIROS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYANNA MARIA MEDEIROS SANTOS
DATA: 08/12/2022
LOCAL: meet.google.com/apk-fajj-vjh.
TÍTULO: VISÕES DA NATUREZA E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
PALAVRAS-CHAVES: livro didático; fenomenologia; ecocrítica; semiárido; meio ambiente
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: Este trabalho, que se insere no âmbito da Educação Ambiental, teve como objetivo central compreender de que modo e quais as diferenças sobre os temas de Ambiente constituem os conteúdos objetos do conhecimento nas escolas públicas de nível médio em Campina Grande, Paraíba. De forma mais específica, objetivaram-se: I. Analisar como a relação Homem-natureza se manifesta nos livros didáticos; II. Identificar as vertentes antropocêntricas e biocêntricas na abordagem e na inserção dos temas relacionados à Educação Ambiental; III. Compreender os discursos dos docentes sobre Ambiente. O universo da pesquisa englobou seis escolas estaduais de nível médio do município de Campina Grande. A pesquisa foi guiada pelas seguintes etapas metodológicas: (1) levantamento bibliográfico, (2) pesquisa documental bibliográfica nas escolas e (3) entrevista fenomenológica com docentes. A pesquisa bibliográfica nas escolas foi realizada através da análise ecocrítica dos conteúdos dos livros didáticos do ensino médio das disciplinas de Biologia, Geografia e Sociologia, cujo recorte temporal de avaliação foi o Programa Nacional do Livro Didático de 2018, totalizando 27 livros. As entrevistas fenomenológicas foram realizadas em duas escolas, totalizando seis participantes (dois de cada disciplina). As entrevistas foram gravadas, transcritas e, após isso, analisadas. Os livros adotados a partir do Programa Nacional do Livro Didático de 2018, com base na análise ecocrítica, apresentam uma linguagem ora antropocêntrica, ora biocêntrica, mas a linguagem antropocêntrica prevalece na maioria dos manuais. Há uma perspectiva tecnicista e ingênua de que a tecnologia, por si só, será capaz de resolver os problemas socioambientais. Outro ponto relevante é o modo como o semiárido brasileiro é retratado nos manuais, condicionando a região exclusivamente às condições edafoclimática. A respeito das entrevistas fenomenológicas e da participação docente, faz-se necessário relembrar que na fenomenologia não existe um “real” em si, mas o “real” enquanto vivido pelo sujeito. Quanto à contribuição do livro didático em trabalhar os temas ambientais, os docentes pontuam três entraves: fator tempo, ausência de conteúdos e falta de contextualização. Constatou-se que a maioria deles realizou formação ambiental externa à escola, contudo consideram ter autonomia para trabalhar outros temas ambientais que não os presentes nos livros didáticos. Defendeu-se, portanto, a tese de que o conceito de Antropoceno pode ser uma narrativa promotora de mudança, a partir da necessidade de substituir a visão binária e dualista que opõe Homemnatureza, por meio da conexão destes no uso e aplicação em ações de educação e meio ambiente, formando cidadãos que questionem a tecnologia produzida que deteriora os ambientes, mas que também busquem utilizar outras tecnologias a seu favor, que reconheçam que ciência, tecnologia e pesquisa podem juntas construir uma educação transformadora, de uso justo do ambiente, possibilitando o usufruto deste pelas futuras gerações. Portanto, a Educação Ambiental pode, através dessas alternativas, trazer ganhos mais significativos e alinhados a uma sociedade totalmente informatizada como temos.
Presidente - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA
Externo à Instituição - CHRISTIANA CABICIERI PROFICE