CCA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA (PPGZ)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: EUDES FERNANDO ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUDES FERNANDO ALVES DA SILVA
DATA: 24/02/2023
LOCAL: Auditório do PPGZ - https://meet.google.com/mqn-krbu-tmp
TÍTULO: Avaliação do resíduo de agroindústrias processadoras do cupuaçu (Theobroma grandiflorum) na alimentação de frangos de corte linhagem caipira na amazônia ocidental.
PALAVRAS-CHAVES: histologia intestinal, muc2, qPCR, produção de frangos caipiras, subproduto da indústria, transportadores de membrana.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO: Objetivou-se foi avaliar os efeitos dos níveis de inclusão do farelo de semente de cupuaçu sobre a morfologia intestinal, contagem de células caliciformes e expressão gênica do RNAm do gene MUC2 e dos transportadores intestinais de nutrientes em frangos do tipo caipiras. Para o experimento, foram utilizados 300 pintainhos da linhagem Label Rouge distribuídos aleatoriamente em cinco tratamentos correspondentes aos níveis de inclusão do farelo de semente de cupuaçu na dieta (0, 7, 14, 21 e 28%), com cinco repetições de 12 animais cada. Aos 14, 28 e 42 dias foram escolhidas aleatoriamente e sacrificadas 5 aves por tratamento. Dessas aves foram colhidas amostras dos 2 segmentos intestinais (jejuno e íleo) para análises histológicas, ao mesmo tempo que também foram colhidas amostras do jejuno para análises dos genes MUC2, SGLT1, GLUT2, GLUT5, PepT1, ASCT1, B0 at e FABP1 utilizando qPCR, através reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR). Os dados foram submetidos a análise de regressão linear e quadrática, as médias foram comparadas pelo teste de Dunnet a 5% de significância. Os dados de expressão gênica foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey e Dunnet a 5% de significância. Todas as análises foram feitas através do programa estatístico R (2008). Pelos resultados das análises de regressão foi observado efeito linear decrescente para a altura de vilosidade no jejuno aos 14, 28 e 42 dias; efeito linear crescente para a profundidade de cripta no jejuno e íleo aos 14 e 42 dias e para espessura da camada muscular e para a contagem de células caliciformes no jejuno e no íleo aos 28 e 42 dias. Pelo teste Dunnet não foram observadas diferenças significativas para nenhuma das variáveis avaliadas entre os animais dos grupos 0% e o de 7% de inclusão do farelo aos 28 dias no íleo. Semelhante a isso, não foram observadas diferenças significativas na expressão relativa do gene MUC2 aos 14 dias de vida. Os nossos resultados indicam “downregulation” na expressão relativa de todos os transportadores intestinais aos 7 dias de vida (P<0,05), sendo esse comportamento também observado aos 28 dias de vida para os transportadores SGLT1, Pept1 e B0 at (P<0,05) A expressão relativa do mRNA de GLUT5 e FABP1 apresentou regulação positiva aos 28 e 42 dias. Apesar disso, os animais do grupo controle e do grupo alimentados com 7% de inclusão do farelo de cupuaçu apresentaram padrões de expressão semelhante para SGLT1, GLUT2, GLUT5, PepT1, B0 at e FABP1 (aos 14 dias); GLUTs 2 e 5, Pept1, B0 at e ASCT1 (aos 28 dias) e GLUTs 2 e 5 e SGLT1 (aos 42 dias). Os efeitos negativos causados pelos níveis elevados de inclusão desse farelo podem ser atribuídos aos efeitos negativos que altas concentrações de fibra têm sobre a fisiologia digestiva das aves, podendo causar aumento da viscosidade da digesta e danos ao epitélio intestinal, levando ao aumento do processo de extrusão ou descamação celular no ápice das vilosidades e atrofia das vilosidades. Como forma de reposição das células extrusadas há aumento da taxa de proliferação celular nas criptas e migração das células ao longo do eito cripta-vilosidade. O efeito “downregulation” pode estar relacionado aos efeitos negativos que os níveis elevados de fibra têm sobre as aves, principalmente as jovens, além disso, aves não apresentam enzimas para digerir fibra. Como o cupuaçu é rico em frutose, o aumento da expressão do GLUT5 pode ser uma resposta ao aumento na concentração de frutose na dieta. Apesar disso, níveis moderados desse farelo podem trazer benefícios as aves, isso pode estar relacionado com uma possível capacidade de modulação do microbioma e por favorecer os processos fermentativos que podem gerar produtos que podem ser usados pela ave. Diante disso, níveis moderados do farelo de semente de cupuaçu (7 e 14%) podem ser uma alternativa para alimentação de frangos do tipo caipira, visto que não alteram as variáveis intestinais avaliadas quando comparado ao grupo sem inclusão de farelo de cupuaçu.
Interno - 2208274 - FERNANDO GUILHERME PERAZZO COSTA
Externo à Instituição - HERALDO BEZERRA DE OLIVEIRA