CCA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA (PPGZ)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: DANILO DANTAS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO DANTAS DA SILVA
DATA: 27/02/2024
LOCAL: Auditório do PPGZ
TÍTULO: CONSÓRCIO DE PALMA FORRAGEIRA E GRAMÍNEAS: EFEITOS SOBRE O BANCO DE SEMENTES DO SOLO, MACROFAUNA EDÁFICA E VALOR NUTRICIONAL
PALAVRAS-CHAVES: biodiversidade de solo; composição nutricional; diversidade florística; Nopalea cochenillifera; Semiárido.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO: Esta tese apresenta-se dividida em três capítulos. No primeiro, o estudo avaliou a composição, dinâmica e diversidade do banco de sementes do solo em uma topossequência, considerando a presença do consórcio de palma com gramíneas. As amostras de solo foram coletadas em três gradientes altitudinais: topo (PT), meia-encosta (PM) e encosta (PE). Para comparação, foram coletadas amostras em um piquete de pastagem nativa, enriquecida com as mesmas gramíneas do cultivo de palma forrageira. A florística da área com palma forrageira apresentou 36 espécies, pertences a 31 gêneros e 16 famílias botânicas. As famílias Poaceae, Fabaceae e Malvaceae apresentaram maior riqueza de espécies. A pastagem nativa, apesar de localizada em área adjacente ao topo, apresenta diferença em sua composição florística (24 espécies, 22 gêneros e 11 famílias). O banco de sementes da topossequência apresenta alta diversidade e equidade, o que comprova que a comunidade é floristicamente heterogênea e com poucas espécies dominantes. O segundo estudo buscou-se analisar a influência desse consórcio na frequência de ocorrência, riqueza e diversidade da macrofauna edáfica. Foram instaladas armadilhas do tipo Provid em três gradientes de altitude da topossequência (topo, meia encosta e encosta) e na pastagem nativa durante dois períodos (seco e chuvoso). Foram coletados um total de 18.376 indivíduos (8.723 no período seco e 9.653 no período chuvoso), distribuídos em 21 ordens (17 topo, 18 meia-encosta, 16 na encosta e 15 na pastagem). O grupo taxonômico Hymenoptera-Formicidae foi predominante na áreas. A riqueza foi menor no período seco e as ordens Archaeognatha, Scorpiones e Polydesmida ocorrem exclusivamente na encosta, enquanto Scolopendrida, na meia-encosta. O índice de Shannon foi maior na encosta em ambos os períodos, impulsionado pela menor participação da ordem Hymenoptera. O terceiro estudo, investigou como as mudanças nos estoques de carbono, nitrogênio e fósforo do solo ao longo da topossequência impactam o valor nutritivo da Nopalea cochenillifera (L.) Salm-Dyck. Os resultados revelaram um aumento linear nos estoques de P com o gradiente altitudinal, enquanto C e N no solo foram mais elevados no topo e na encosta. Observou-se também que as concentrações de proteína bruta e minerais (N, P, K, Ca, Mg e S) aumentaram, enquanto a matéria seca, carboidratos totais e compostos fibrosos diminuíram nas altitudes maiores. Esses achados indicam variações nos estoques de C, N e P do solo ao longo da topossequência, sendo que apenas as concentrações de P aumentam com a elevação da altitude. O aumento nos estoques de P no solo está associado à redução da concentração de compostos fibrosos nos cladódios de N. cochenillifera.
Presidente - 330722 - ALBERICIO PEREIRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - ALEXANDRE CARNEIRO LEÃO DE MELLO