PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: VERONICA CAVALCANTI MARQUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERONICA CAVALCANTI MARQUES
DATA: 31/08/2018
LOCAL: a definir
TÍTULO: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE HIDROCICLONAGEM E DE SECAGEM POR SPRAY DRYER EM PROPRIEDADES DE BENTONITA DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: bentonita, hidrociclone, spray dryer, planejamento fatorial
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: O Estado da Paraiba e um dos maiores produtores de bentonita, que e destinada a diversos usos tecnologicos, dentre os quais, como agente tixotropico de fluidos de perfuracao de pocos de petroleo. No entanto, e sensivel a presenca de elementos contaminantes, o que da origem a fluidos que nao atendem as especificacoes da Petrobras. Assim, a separacao das fracoes mais grosseiras das fracoes mais finas por meio de um hidrociclone possibilita a obtencao de um material com melhor comportamento reologico. Ainda, tempo e velocidade de agitacao das amostras influem no processo de dispersao, delaminacao e hidratacao da argila. Assim, a primeira etapa do presente trabalho propoe avaliar, utilizando de um planejamento fatorial 23 mais tres pontos centrais, a influencia dos parametros velocidade de agitacao, tempo de agitacao e pressao de hidrociclonagem na porcentagem da massa acumulada com diametro medio equivalente abaixo de 2 μm e nas propriedades reologicas de dispersoes preparadas com a argila Verde-Lodo extraida da mina Jua II, Boa Vista, PB, visando otimizar essas propriedades e potencializar a utilizacao tecnologica dessa argila em fluidos aquosos de perfuracao de pocos de petroleo. Apos essa etapa, escolheu-se a melhor combinacao dos fatores para prosseguir a segunda etapa do estudo, que consiste de um planejamento fatorial 23 mais tres pontos centrais para avaliar a influencia dos fatores pressao de ar comprimido, vazao do soprador e temperatura de secagem por spray dryer na porcentagem da massa acumulada com diametro medio equivalente abaixo de 2 μm e nas propriedades reologicas das dispersoes. Para as variaveis de resposta das operacoes de hidrociclonagem e secagem foi realizada Analise de Variancia e Teste Tukey, visando verificar em quais casos ocorrem diferencas entre as medias dos niveis de cada fator. Da operacao de hidrociclonagem, observa-se que nao foi possivel determinar valores para as propriedades reologicas a partir dos modelos matematicos propostos ao nivel de 90,0 % de confianca. Assim, essas propriedades foram analisadas ponto por ponto, observando que a melhor combinacao experimental das variaveis de entrada e com velocidade de agitacao do dispersor de 2000 rpm durante 24 h e pressao de hidrociclonagem de 2,5 bar. Assim, essa combinacao foi escolhida para proceder ao estudo da variacao dos parametros de secagem por spray dryer. Deste, observa-se que os dados experimentais nao se ajustam aos modelos matematicos propostos para as variaveis de resposta ao nivel de 90,0 % de confianca. Portanto, essas respostas foram analisadas ponto por ponto, observando que o melhor valor para as propriedades reologicas das dispersoes dos concentrados de argilominerais resultou quando da secagem com pressao de ar comprimido de 4,0 bar, vazao do soprador de 2,5 m3/min e temperatura de secagem de 50 °C, uma vez que e a melhor combinacao para as viscosidades aparente e plastica, que estiveram em concordancia com as exigencias normativas, e fornece um valor razoavel para o volume de filtrado.
Presidente - 1644533 - HEBER SIVINI FERREIRA
Interno - 2890742 - RAMON ALVES TORQUATO