PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: FRANCISCO RICCELLY PEREIRA FEITOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO RICCELLY PEREIRA FEITOSA
DATA: 22/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE TECNOLOGIA
TÍTULO: EFEITO DA RELAÇÃO OXIGÊNIO/COMBUSTÍVEL NA MICROSTRUTURA E PROPRIEDADES DE REVESTIMENTOS QUASICRISTALINOS AlCuFeB e AlCoCu PRODUZIDOS POR HVOF
PALAVRAS-CHAVES: Quasicristais. HVOF. Oxigênio/querosene. Carburante. Oxidante.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO: Foram produzidos pelo processo HVOF (oxicombustivel de alta velocidade) revestimentos quasicristalinos em substrato de aco (baixo carbono). Como materia prima, foram utilizadas duas composicoes na forma de po: Al59,2Cu25,5Fe12,3B3 (simetria icosaedral) atomizado e com tamanho de particulas variando entre 25-54 μm. E Al65Co18Cu17 (simetria decagonal) geometria irregular (poligonal e facetado) com tamanho de particula entre 25-75μm. Os revestimentos foram produzidos com cinco condicoes de aspersao, a partir da variacao na relacao O2/querosene: 0,98 (carburante), 1,04(carburante), 1,10 (estequiometrica), 1,16(oxidante) e 1,22 (oxidante). O efeito da relacao O2/querosene na microestrutura e propriedades dos revestimentos foi analisado por difracao de raios-x, microscopia eletronica e espectroscopia de fotoeletrons por raios-x (XPS). As propriedades de dureza e modulo de elasticidade foram avaliadas ao longo da secao transversal dos revestimentos para cada condicao de aspersao. Alem do mais, foi realizado o monitoramento da integridade estrutural dos revestimentos atraves do ensaio de flexao de tres pontos acoplados a sensores piezoeletricos com o revestimento sob tracao. A utilizacao desta tecnica, inedita em revestimentos de QC, mostrou-se poderosa para determinar, qualitativamente, a degradacao dos revestimentos sob carga. Os revestimento de Al59,2Cu25,5Fe12,3B3, produzidos com relacao carburante A5(0,98), apresentaram baixa porosidade (< 1,5%). Esta baixa porosidade refletiu-se na dureza e no modulo de elasticidade, cerca de 696,5 HV e 160,0 GPa respectivamente. Alem do mais, verificou-se que o aumento da relacao O2/combustivel foi prejudicial, pois promoveu um maior acumulo de defeitos na microestrutura dos revestimentos, impossiveis de serem detectados nas analises anteriores. Este resultado ficou evidente com o monitoramento da integridade estrutural (analise da energia do detalhe D4 da wavelet). O aumento da relacao O2/querosene promoveu um significativo incremento de defeitos e descontinuidades, ao ponto de a energia para os revestimentos de AlCuFeB, A1(1,22) relacao oxidante ser dez vezes menor quando comparado com o A5(0,98) relacao carburante. Para o revestimento de Al65Co18Cu17, a porosidade foi de 8,0% – melhor resultado obtido com a condicao B3(1,10), valor elevado para revestimentos obtidos por HVOF. A dureza e o modulo de elasticidade apresentaram valores de aproximadamente 700 HV e 170 GPa respectivamente. Por fim, os revestimentos produzidos com Al65Co18Cu17, independentemente da condicao de aspersao, apresentaram alto teor de defeitos e descontinuidades, resultado da baixa energia, verificada atraves da tecnica de monitoramento com sensores piezoeletricos.
Externo ao Programa - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO
Externo à Instituição - FRANCISCO EMANOEL FERREIRA DE ALMEIDA