PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VERONICA CAVALCANTI MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERONICA CAVALCANTI MARQUES
DATA: 03/06/2016
LOCAL: Sala de Reuniões do CT
TÍTULO: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE AGITAÇÃO, DA PRESSÃO DE HIDROCICLONAGEM E DAS VARIÁVEIS DE SECAGEM POR SPRAY DRYER NAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS DE BENTONITA DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Bentonita, hidrociclonagem, argilas.
RESUMO: O Estado da Paraíba é um dos maiores produtores de bentonita, a qual é destinada a diversos usos tecnológicos, dentre os quais, como agente tixotrópico de fluidos de perfuração de poços de petróleo. No entanto, estes são sensíveis à presença de elementos contaminantes, o que dá origem a fluidos que não atendem as especificações da Petrobras. Assim, a separação das frações mais grosseiras das frações mais finas por meio de um hidrociclone possibilita a obtenção de um material com melhor comportamento reológico. Ainda, tempo e velocidade de agitação das amostras influem no processo de dispersão, delaminação e hidratação da argila. Assim, a primeira etapa do presente trabalho propõe avaliar a influência dos parâmetros velocidade de agitação, tempo de agitação e pressão de hidrociclonagem na porcentagem da massa acumulada com diâmetro médio abaixo de 2 μm e nas propriedades reológicas de dispersões preparadas com a argila Verde-Lodo, visando otimizar essas propriedades e potencializar a utilização tecnológica dessa argila em fluidos aquosos de perfuração de poços de petróleo. O estudo foi realizado através de planejamento fatorial, estando os fatores pressão de hidrociclonagem, velocidade e tempo de agitação das amostras em três níveis, totalizando 3 x 3 x 3 = 27 ensaios experimentais diferentes. Após essa etapa, escolher-se-á a melhor combinação dos fatores para prosseguir a segunda etapa do estudo, a qual consistirá da avaliação da influência dos fatores pressão de ar comprimido, vazão do soprador e temperatura de secagem por spray dryer na porcentagem da massa acumulada com diâmetro médio abaixo de 2 μm e nas propriedades reológicas das dispersões, utilizando-se para tanto o planejamento fatorial 33. Das respostas da primeira etapa do estudo, apenas a porcentagem da massa acumulada com diâmetro médio abaixo de 2 μm e VF mostraram-se influenciadas pelas três variáveis de entrada. E ainda, todas as combinações das variáveis de entrada forneceram elevados valores para VA. No entanto, a combinação de 2000 rpm durante 24 h e pressão de hidrociclonagem de 3,0 bar é a melhor para VP e fornece valores razoáveis para VF. Quanto aos modelos matemáticos, o coeficiente de múltipla determinação, R2, demonstra que os modelos para VA, VF e porcentagem da massa acumulada com diâmetro médio abaixo de 2 μm tiveram os melhores ajustes aos dados observados. Já a análise granulométrica revelou que a operação de hidrociclonagem promoveu separação granulométrica. Assim, conclui-se que o planejamento fatorial possibilitou avaliar a influência das variáveis de entrada nas respostas. Por fim, o estudo da variação da velocidade de agitação do dispersor, do tempo de agitação e da pressão de hidrociclonagem forneceu dispersões com valores de VA e VP de acordo com as exigências normativas. No entanto, fazem-se necessários estudos quanto ao VF.
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Externo ao Programa - 6338198 - FLAVIO LUIZ HONORATO DA SILVA