PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: SAMANTHA DA SILVA GUIMARÃES

DISCENTE: SAMANTHA DA SILVA GUIMARÃES
DATA: 11/08/2021
LOCAL: meet.google.com/puj-kskg-eva
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ARGILA BENTONITA
PALAVRAS-CHAVES: bentonita, base facial, avaliação em participantes, hidratação, antioleosidade.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: Atualmente, o consumo de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos atinge números positivos em nível mundial, e os itens de cosméticos de maquiagem, tem alcançado posições cada vez mais relevantes nos rankings de consumo. Esses dados têm causado impacto nas indústrias do segmento cosmético, buscando trazer aos consumidores novas propostas de produtos cuja formulação atenda às necessidades da grande variedade de tipos de pele e de exigências, a exemplo de produtos cosméticos com componentes minerais atuando como ativos. Após a aprovação dos estudos da formulação cosmética em participantes pelo Comitê de Ética da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a argila bentonita verde lodo, oriunda do município de Boa Vista- PB, foi escolhida como objeto de estudo a fim de observar sua influência como ativo cosmético para base facial, avaliando possíveis benefícios como agente de controle de brilho e oleosidade da pele. A argila in natura passou por processo de purificação e modificação química através da ativação com Na2CO3, submetida à caracterização físico-química, para posterior incorporação como ativo em formulações, em três diferentes concentrações e uma formulação controle, seguida de estudos de estabilidade de emulsão, e análises reológica e microbiológica. Foi realizado o estudo cinético da pele, avaliando o desempenho da base facial desenvolvida no controle de brilho e oleosidade¬¬ no decorrer de 8 horas de aplicação, em comparativo com produto comercial de mesma proposta. Os resultados de caracterização apresentaram melhorias do material beneficiado em capacidade de troca catiônica, uniformização de tamanho de partícula e diminuição de minerais acessórios. A formulação apresentou resultados positivos no teste de estabilidade acelerado, manteve-se reologicamente estável e microbiologicamente apta para aplicação como produto de uso tópico. A argila bentonita mostrou-se um interessante ativo no controle de brilho e oleosidade da pele, mantendo bons níveis de hidratação e elasticidade da pele, diminuição da aparência dos poros e melhoria na questão da sensibilidade, inclusive quando comparada com produto comercial. É importante ressaltar uma possível influência da argila no controle do pH facial. Foi possível comprovar que a argila bentonita tem potencialidades de grande interesse ao ser aplicada como ativo cosmético.
Presidente - 1644533 - HEBER SIVINI FERREIRA
Interno - 2890742 - RAMON ALVES TORQUATO