UFPB
A ideia central do presente curso é fomentar (através de ensino remoto) uma formação musical com vistas à adoção de metodologias híbridas provenientes de contextos de ensino e aprendizagem escolar/ institucional e não escolar/ não institucional de música. Nosso intuito é valorizar os conhecimentos prévios e experiências musicais que trazem suas participantes, potencializando-os e conectando-os a uma base de natureza mais teórica. Por vezes, a prática instrumental, vocal, ou mesmo aquelas adquiridas através de uma prática observacional (imitativa) apenas por um meio informal de aprendizagem musical ocorre em todas as idades e locais. Ou seja, todas as pessoas já trazem de algum modo uma bagagem musical e cultural. Desse modo, o curso pretende partir do conhecimento pré-existente fazendo uma ponte com o conhecimento dito ?formal?. Portanto, pressupomos a absorção, a compreensão e a decodificação de símbolos e linguagens musicais (leitura, teoria, musicalização, etc.) de modo à efetiva aplicabilidade, partindo da prática musical. Para tal, utilizaremos inicialmente ritmos brasileiros (maracatu, forró, xote, ciranda, etc.), além da adoção do método O Passo de Lucas Ciavatta e instrumentos de percussão, numa interconexão do conhecimento prático-musical das participantes à teoria.
O curso está programado para 4 (quatro) meses, com carga horária de 30 (trinta) horas e aulas remotas:
a) Paralelamente à rodas de conversa, as participantes irão compartilhar suas experiências pessoais e musicais, a fim de construirmos um método de ensino e aprendizagem musical "customizado" ao público envolvido.
b) O primeiro parâmetro a ser trabalhado será o RITMO, o qual será vivenciado com o auxílio do método O Passo de Lucas Ciavatta.
c) Depois de atividades práticas corporais, rítmicas, ditados rítmicos, etc., passaremos ao parâmetro da ALTURA.
d) Sucessivamente, iremos trabalhando com as participantes os parâmetros do som, aliando as práticas musicais ao conhecimento de ordem teórica (leitura, solfejo, partitura, etc.)
e) Mantendo a dinâmica de rodas de conversa, apresentaremos os conteúdos nos moldes de oficinas de música, trabalhando a formação de grupos percussivos, incluindo o canto.
f) A movimentação do corpo (dança), já iniciada desde os primeiros passos do curso, será introduzida, aliando-a ao fazer musical (tocar, cantar, dançar, etc.).
g) No tocante à parte de leitura continuaremos dentro do desenvolvimento proposto no primeiro semestre.
h) Finalmente, a ideia é montarmos um repertório com músicas que forem sugeridas e trabalhadas ao longo do curso.
Harue Tanaka
Coordenadora e ministrante do curso
Discentes de todos os cursos de graduação e pós-graduação, professores da UFPB e técnicos.
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