CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
O Curso habilita professores licenciados para lecionar disciplinas da educação básica e educação técnica, tecnológica e profissionalizante, no âmbito das ciências agrárias e agroambientais, no ensino fundamental, médio e superior. Possui uma Carga Horária de 3030 horas com duração mínima de 4,5 anos, compreendendo uma formação geral em ensino, pesquisa e extensão abrangendo os conteúdos e componentes curriculares de ciências da educação, ciências agrárias e suas tecnologias em agricultura, zootecnia, biologia, química, economia e administração.
- OBJETIVO DO CURSO
O Curso garante uma sólida formação de conteúdos na área de ciências agrárias, formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor, formação de conteúdos de áreas afins, necessárias ao exercício do magistério e uma formação que possibilite a vivência crítica da realidade do ensino em sua região, tornando-os capazes de experimentar propostas interdisciplinares.
O Curso tem os seguintes objetivos específicos:
- Possibilitar uma formação técnica-educacional em ciências agrárias, compatível com os saberes dominantes e as perspectivas de desenvolvimento aplicadas à realidade do campo;
- Contribuir para o aperfeiçoamento dos métodos e técnicas de ensino profissionalizante na área de Ciências Agrárias, através do estímulo à investigação científica, com ênfase na análise e solução de problemas técnicos e educacionais relacionados às práticas agropecuárias e agroindustriais;
- Desenvolver atividades didático-pedagógicas que promovam a construção de conhecimentos multi- e interdisciplinar do currículo, com ações teórico-práticas compatíveis com a realidade vivenciada e suas potencialidades de mudança e inovação;
- Desenvolver atividades didático-pedagógicas que promovam a construção de conhecimentos multi- e interdisciplinar do currículo, com ações teórico-práticas compatíveis com a realidade vivenciada e suas potencialidades de mudança e inovação;
- Desenvolver atividades didático-pedagógicas nas quais a construção do conhecimento seja articulada a partir de uma visão interdisciplinar do currículo, priorizando a unidade teoria-prática com ênfase a proteção, preservação, conservação e recuperação do ambiente;
- Promover atividades didático-pedagógicas em que sejam empregados métodos ativos que contemplem a investigação, a análise, a reflexão e a solução de problemas inerentes à cidadania vivenciada nas Ciências Agrárias;
- Planejar e executar atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitam a melhoria do ensino público, ensino técnico, tecnológico, profissionalizante e universitário voltadas às demandas populares da sociedade