UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 20 de Setembro de 2020

CIÊNCIAS AGRÁRIAS -EAD (LICENCIATURA)/CCHSA - Bananeiras - EAD(Bananeiras)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA) - CCHSA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

      O profissional de nível superior, com graduação em nível de licenciatura plena, com ampla formação técnica e pedagógica, preparo humanístico, sócio-político e em princípios éticos e legais na área de ciências agrárias, com habilidades para a construção e transmissão do saber é capaz de planejar, desenvolver e avaliar ações de ensino, pesquisa e extensão na educação escolar e não escolar junto a instituições de educação básica (ensino fundamental e médio), educação profissional (ensino técnico e profissionalizante) e educação superior (ensino de graduação). Possui competência para lecionar componentes curriculares no magistério da educação básica nas escolas de educação do campo, abrangendo o ensino das ciências e tecnologias do campo agrário, ciências sócio-ambientais, envolvendo conteúdos de agropecuária, agro ecologia, agricultura familiar-camponesa, agronomia, zootecnia, produção animal, produção vegetal, agroindústria, economia rural, administração rural, direito e desenvolvimento agrário e de educação, nas escolas de educação básica do campo. No campo técnico atua de forma integrada como agente de pesquisa-desenvolvimento; assistência técnica rural e assessoria técnica, social e ambiental em organizações, entidades, e movimentos sociais que envolvam projetos de pesquisa, extensão, produção e o desenvolvimento de atividades educacionais e relacionadas a produção e beneficiamento de alimentos desenvolvidos junto aos povos do campo.

Área de Atuação:

O Licenciado em Ciências Agrárias poderá desenvolver:

- Exercício da Docência (magistério) de Componentes Curriculares (disciplinas) de Educação Básica e Profissional em Escolas de Educação Básica do Campo;

- Exercício da Docência (magistério) de Componentes Curriculares (disciplinas) de Educação Básica e Profissional em Escolas Técnicas e de Formação Profissional;

- Articulador/Agente de Pesquisa-Ação e de Educação em Projetos de Organizações Não Governamentais (ONGs) e Movimentos Sociais Organizados;

- Agente de Educação e Desenvolvimento Comunitário;

- Técnico em ações de Capacitação Continuada dos Setores de Educação das Cooperativas de Serviços Técnicos e de Assistência Técnica, Social e Ambiental; Empresas de Pesquisa,

- Exercício da Docência em Universidades

- Consultor Técnico em Projetos de Pesquisa e/ou de Desenvolvimento Agrário

- Técnico de Assistência Técnica e Extensão Rural;

- Pesquisador de Projetos Agropecuários

Competências e Habilidades do Profissional:

Propõe-se a formação de um profissional crítico e ético, de base generalista, o qual detenha conhecimentos teórico-metodológicos que possam fundamentar o exercício da docência e a coordenação de programas que articulem as experiências educacionais e alternativas relacionadas ao mundo do trabalho no campo das Ciências Agrárias. O contexto histórico atual exige, pois, que o profissional desenvolva habilidades de comunicação, iniciativa e criatividade na produção de conhecimentos e de tecnologias que resultem numa relação sustentável entre o homem e a natureza.

Algumas dessas competências são:

- Interpretar os determinantes políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais da configuração das bases produtivas, avaliando suas implicações nos meios rural e urbano;

- Compreender a formação/operacionalização das cadeias produtivas agrícolas regionais, levando em conta sua inserção nos vários níveis de mercado;

- Interpretar o conceito de sustentabilidade pela heterogeneidade dos seus ecossistemas e agroecossistemas e a natureza diferenciada dos agricultores locais;

- Diagnosticar as necessidades educacionais do ponto de vista técnico, social, cultural e de geração gênero e etnia, a partir das práticas desenvolvidas no mundo das Ciências Agrárias;

- Apoiar o desenvolvimento de projetos institucionais, tomando em consideração as práticas desenvolvidas nas comunidades de agricultura familiar-camponesa e em projetos de assentamentos da reforma agrária, visando a melhoria dos serviços educacionais prestados à comunidade;

- Desenvolver processos e novos métodos de ensino mais compatíveis com as necessidades reais do mundo do trabalho;

- Gerenciar atividades relativas a organizações educacionais e a cadeia produtiva agroindustrial de pequena escala;

- Atuar em equipes multidisciplinares, articulando os diferentes saberes dos grupos envolvidos.

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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