UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 26 de Abril de 2024

CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (BACHARELADO)/CI - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE INFORMÁTICA (CI) - CI

Últimas Notícias

Nenhum conteúdo disponível até o momento


Apresentação

O curso de bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial é oferecido pelo Centro de Informática da UFPB, possui uma carga horária de 3000 horas e duração de quatro anos. O turno de oferta do curso é diurno e serão providas 30 vagas por semestre.

O processo de criação do curso iniciou-se em 2017, quando foi formada uma comissão de docentes do Departamento de Computação Científica com a finalidade de analisar o impacto das mudanças tecnológicas nos cursos de graduação das melhores universidades do mundo. Durante a pesquisa, foi identificado um crescimento acelerado no número de cursos nas áreas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, indicando uma tendência cada vez mais forte nessa direção. Segundo o website http://datascience.community/colleges (acessado em 2019), há 63 cursos de graduação espalhados por todo o mundo. Somando-se graduação com pós-graduação, atinge-se a impressionante marca de 611 cursos.

Tendo em vista o sucesso dos cursos de Ciência de Dados e alta demanda por profissionais da área, a comissão então promoveu uma pesquisa extensa e detalhada sobre tais cursos em universidades como Harvard UniversityStanford University e University of California (EUA), University of London (Reino Unido); University of Trieste (Itália), University of Waterloo (Canadá), University of Melbourne (Austrália); Cochin University of Science and Technology (Índia), University of Applied Sciences Europe (Alemanha), etc. Como resultado do trabalho da comissão, a UFPB se tornou a primeira instituição pública do país a oferecer o curso de bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Como ainda não há diretrizes curriculares nacionais para cursos na área de Ciência de Dados no país, o projeto pedagógico do curso buscou alinhamento com os Referenciais de Formação para Cursos de Graduação em Computação (RF-CC-17) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), nas Diretrizes Nacionais Curriculares para cursos de graduação na área da Computação do Ministério da Educação (Resolução CNE/CES Nº 05/2016) e nas Diretrizes Curriculares Internacionais para Programas de Graduação em Ciência de Dados (Curriculum Guidelines for Undergraduate Programs in Data Science).


Título do Profissional:
BACHAREL EM CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Página Alternativa:
http://cdia.ci.ufpb.br/
Coordenação do Curso : TEOBALDO LEITE BULHÕES JUNIOR
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Vice-Coordenação do Curso : BRUNO PETRATO BRUCK
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Área de Conhecimento CNPQ:
Engenharias
Modalidade de Curso:
Presencial

<< Voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.4.6