Informações Gerais
O curso de Agronomia foi criado no ano de 1936 com a fundação da Escola de Agronomia da Paraíba, depois denominada Escola de Agronomia do Nordeste, através do Decreto Estadual nº 696, de 02/04/1936. A inauguração desta Escola ocorreu no dia 15 de Abril de 1936, constituindo o primeiro estabelecimento de Ensino Superior do Estado da Paraíba. O curso foi federalizado em 16 de janeiro de 1950 e, em 16 de maio de 1968, foi integrado à Universidade Federal da Paraíba, criada em 1955. Dessa forma, o curso de Agronomia constitui o mais antigo curso superior da UFPB. estando, atualmente, entre os dez mais antigos cursos de Agronomia do país.
Perfil do Agrônomo
A profissão de Engenheiro Agrônomo é regulamentada pela lei N° 5.194, de 24 de dezembro de 1966. O engenheiro Agrônomo faz aplicação de conhecimentos científicos à agricultura objetivando racionalizar, implementar e melhorar a produção agrícola; orienta, execua e supervisiona construções rurais em geral; estuda a composição do solo para o plantio, a natureza e a adequação dos fertilizantes; pesquisa e melhora a evolução das espécies vegetais e os métodos de prevenção e combate as doenças das plantas; projeta e conduz pesquisas, interpretando e difundindo os resultados; avalia o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econômico; conhece e atua no mercado do complexo agroindustrial, atua na organização e gerenciamnto empresarial comunitário; atua em atividades docentes no ensino superior e interpreta políticas de desenvolvimento.
Estrutura Currícular do Curso
O curso de Agronomia tem duração mínima de 09 períodos (semestres) e máxima de 14 períodos letivos para conclusão do curso que é oferecido em sistema seriado semestral. A carga horária total mínima exigida é de 3.960 horas, sendo integralizada com componentes curriculares (disciplinas) obrigatórias, optativas e flexíveis.
Os componentes curriculares são constituídos por um núcleo básico, com formação em matemática, química, física, biologia e ciências humanas; um núcleo profissionalizante com componentes currriculares obrigatórios, garantido uma formação profissional ampla e um núcleo de disciplinas optativas que permite especialização nas áreas de concentração.
O currículo atual possibilita também uma flexibilização para a realização de iniciação científica e atividades de extensão rural, através de estágios, treinamentos e diponibilização de programas de bolsas que favorecem integração com instituições, empresas, ONG`s e Organizações sociais.
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-3.sigaa-3 | v24.11.0