O curso de graduação em Agronomia, observando tanto o aspecto do progresso social, quanto da competência científica e tecnológica busca como perfil:
O Curso deverá estabelecer ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios:
A Agronomia é uma profissão inserida profunda e amplamente em três questões fundamentais para os nossos dias: produção de alimentos; fixação do homem no campo e preservação do meio ambiente. O engenheiro agrônomo pode atuar nos setores públicos e privados, nas atividades de planejamento, ensino, pesquisa, extensão e produção. O profissional está capacitado a explorar de forma racional os recursos naturais, permitindo a integração da produção com a preservação do meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável. O seu papel na sociedade se estende também às agroindústrias, o que possibilita a agregação de valores aos produtos agrícolas, tornando-os disponíveis para consumo. Na organização social do meio rural, trabalha junto a comunidades rurais na formação de mão-de-obra, tendo participação efetiva no processo de reforma agrária. O seu campo de atuação compreende áreas como botânica, entomologia, bioquímica, fisiologia, produção de sementes e mudas, agroecologia, solos, melhoramento de plantas, estatística e experimentação, climatologia agrícola, topografia, sensoriamento remoto, hidráulica, economia e administração rural, avaliação ambiental, dentre outras. A partir dessa formação, há diversas vertentes do curso que poderão ser seguidas pelo profissional.
As diretrizes curriculares constituem-se de uma base comum nacional e de uma parte diversificada que deverão permitir ao profissional dos cursos da Área de Ciências Agrárias ter habilidades e competências para:
Ainda, deverá desenvolver habilidades específicas para:
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.10.5