UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 22 de Julho de 2024

ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS (BACHARELADO)/CEAR - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE ENERGIAS E ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS (CEAR) - CEAR

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

O egresso deste curso deve ter competências e habilidades no desenvolvimento de projetos, pesquisas, análises e avaliações, de forma criativa, ética, empreendedora e inovadora, em processos de conversão, transmissão, distribuição e armazenamento de energias renováveis com foco na gestão eficiente dos recursos energéticos e na análise dos impactos socioambientais.

O Engenheiro de Energias Renováveis egresso deste curso será formado com ampla base científica e profissional e com conhecimentos técnicos para desempenhar as seguintes atividades de engenharia:

I. Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica de sistemas de energia;

II. Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação;

III. Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;

IV. Assistência, assessoria, consultoria;

V. Direção de obra ou serviço técnico;

VI. Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico;

VII. Auditoria e arbitragem que envolva sistemas de energia;

VIII. Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão que envolva sistemas de energia;

IX. Padronização, mensuração, controle de qualidade que envolva sistemas de energia;

X. Execução de obra ou serviço técnico que envolva sistemas de energia;

XI. Fiscalização de obra ou serviço técnico que envolva sistemas de energia;

XII. Condução de serviço técnico na área de sistemas de energia;

XIII. Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;

XIV. Execução de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;

XV. Operação, manutenção de equipamento ou instalação na área de sistemas de energia;

XVI. Execução de desenho técnico na área de sistemas de energia.

Área de Atuação:

          O Engenheiro de Energias Renováveis formado pela UFPB poderá trabalhar no setor público ou no setor privado, podendo atuar em diversas áreas em busca de soluções energéticas com melhor custo-benefício na análise e determinação do tipo de fonte energética mais adequada, projeto, comissionamento, operação e manutenção de sistemas de energia. Exemplos dos maiores empregadores são:

I. Empresas de transmissão e distribuição de energia elétrica;

II. Empresas de equipamentos e soluções em conversão de energia;

III. Usinas Termelétricas;

IV. Usinas Fotovoltaicas;

V. Usinas Eólicas;

VI. Usinas Hidrelétricas;

VII. Usinas de etanol e biodiesel;

VIII. Usinas solares térmicas;

IX. Empresas de projetos e instalação de sistemas de energia;

X. Empresas ou instituições de pesquisa nas áreas de engenharia e de energias renováveis;

XI. Instituições de ensino de engenharia.

Do ponto de vista do empreendedorismo, o engenheiro de energias renováveis formado pela UFPB pode estabelecer sua própria empresa a fim de prestar serviço de consultoria energética, venda de equipamentos e serviços de instalação, comissionamento e manutenção na área de conversão de energia para os setores residenciais, comerciais e industriais.

Competências e Habilidades do Profissional:

No quadro abaixo, encontram-se as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades de engenharia descritas anteriormente e que serão adquiridas durante o curso de Engenharia de Energias Renováveis da UFPB.

Competências

I - Formular e conceber soluções de engenharia

II - Analisar e compreender os fenômenosfísicos e químicos

III - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos

IV - Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia

V - Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica

VI - Liderar e/ou trabalhar com equipes mul- tidisciplinares

VII – Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão

VIII – Aprender de forma autônoma, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação

IX - Conceber, projetar e analisar sistemas solares térmicos para a conversão de energia solar em energia térmica

X - Conceber, projetar e analisar sistemas solares fotovoltaicos para a conversão de energia solar em energia elétrica

XI - Conceber, projetar e analisar sistemas eólicos para a conversão de energia mecânica cinética em energia elétrica

XII - Conceber, projetar e analisar sistema de conversão hidrelétrica para a conversão de energia potencial gravitacional em energia elétrica

XIII - Conceber, projetar e analisar sistemas de conversão de biomassa para a conversão de energia química em diversas formas de energia

XIV - Conceber, projetar e analisar sistemas termelétricos para a conversão de energia térmica em energia elétrica

XV - Conceber, projetar e analisar sistemas de armazenamento de energia

XVI - Formular e conceber soluções de eficiência energética

Habilidades

Identificação da área de um problema; Modelagem de problemas de Engenharia; Identificação da melhor so- lução em um determinado cenário; Implantação de so- lução proposta;

Entendimento e manipulação de equações matemáticas complexas; Domínio das leis da física e processos químicos; Capacidade de realizar e coletar resultados de experimentos;

Identificação da área de um problema; Modelagem de problemas de Engenharia; Identificação da melhor solução em um determinado cenário; Implantação de solução proposta;

Autonomia; Criatividade; Ética; Objetividade;

Comunicação Interpessoal; Objetividade; Inteligência Emocional;

Ética; Objetividade;

Autonomia; Criatividade; Inovação;

Entendimento e manipulação de equações matemáticas complexas; Domínio das leis da física e processos químicos; Identificação da melhor solução em um determinado cenário; Implantação de solução proposta.

Metodologia:

O processo de avaliação de aprendizagem está de acordo com a Resolução 29/2020 do CONSEPE, que rege:

• Art. 77. A avaliação da aprendizagem do discente será expressa por nota compreendida entre 0, 0 (zero) e 10, 0 (dez), variando até a primeira casa decimal, após o arredondamento da segunda casa decimal, atribuída a cada verificação parcial e ao exame final.

• Art. 78. O docente deverá apresentar os critérios de avaliação para cada procedimento e instrumento de avaliação tanto no plano de curso quanto aos discentes, no primeiro dia de aula.

No processo de avaliação da aprendizagem, será atribuída uma nota que varia de zero a 10,0 (dez) em diversas atividades universitárias, tais como provas escritas e orais, trabalhos técnicos, projetos, pesquisas, seminários, relatórios de visitas técnicas, palestras e outras atividades. Cada disciplina terá um plano de ensino definido pelo professor responsável, o qual acompanhará o desempenho dos alunos em cada uma dessas atividades

Para além da avaliação tradicional, o curso busca proporcionar ao aluno uma experiência de aprendizado mais engajadora e relevante para sua futura atuação profissional. Nesse sentido, adota-se o método de aprendizagem baseado em problemas e projetos (Project/Problem Based Learning - PBL), que tem como objetivo central a resolução de problemas reais do mercado de trabalho por meio da criação de estratégias que visem solucioná-los. Isso pode auxiliar na formação do aluno, promovendo um ensino prático e aplicável aos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Nesse contexto, destaca-se a importância do papel ativo e responsável do aluno, que se torna protagonista de seu próprio aprendizado ao buscar a integração entre a teoria acadêmica e as práticas do mercado. Dessa forma, o curso busca proporcionar uma formação mais completa e conectada com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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