De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia o curso deverá preparar Cirurgião dentista, com formação generalista, humanista,crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. O profissional deverá ser capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e nacompreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade
O campo de atuação profissional para o Cirurgião-Dentista, formado no âmbito das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Odontologia, as quais permeiam e sedimentam este novel PPC, tem como esfera principal a capacitação dos profissionais para o enfrentamento dos problemas do processo saúde/doença da população. Busca, primordialmente, deslocar o eixo da formação centrada na assistência individual, restrita a clínica privada, para um processo de formação mais contextualizado, que priorize as dimensões sociais, econômicas e culturais da população. Isto implica estimular uma atuação interdisciplinar, multiprofissional, que respeite os princípios do controle social e do Sistema único de Saúde (SUS) e que atue com responsabilidade integral sobre a população brasileira (MORITA et al., 2013).
É válido ressaltar que a condição de saúde bucal da população brasileira ainda mostra-se deveras precária, havendo uma crescente necessidade de Cirurgiões-Dentistas a serem vinculados a Projetos ou Programas governamentais no contexto do setor público. Entretanto, o número de Cirurgiões -Dentistas inseridos no SUS é ainda insuficiente, o que claramente evidencia a possibilidade de inserção profissional neste segmento específico.
Dessa forma, Cirurgiões-Dentistas formados com as habilidades necessárias para atuar no SUS podem contribuir para a efetivação de uma proposta que busca melhorar a atenção à saúde por intermédio da inclusão social, da emancipação e da autonomização da população, fortalecendo, sobretudo, a construção de uma consciência sanitária. Afinal, a luta pela conquista cotidiana da saúde é, ao mesmo tempo, a luta pela afirmação do cidadão e dos seus direitosfundamentais (GONCALVES; RAMOS, 2010).
Noutro diapasão, concursos públicos para ingressar em Instituições de grande credibilidade, como as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também são uma possibilidade atrativa para profissionais recém-chegados ao mercado de trabalho.
Destaque-se, outrossim, que a carreira acadêmica tem se tornado uma opção aprazível para o Cirurgião-Dentista, seja para atuar como professor de Ensino Superior e/ou como pesquisador.
Pode ainda o Cirurgião-Dentista laborar em Institutos de Medicina e Odontologia Legal, exercendo a função de peritos no âmbito da desafiadora Odontologia Forense.
O profissional de Odontologia formado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais atuais e com base no Projeto Pedagógico que ora se constrói deve, em adição, estar preparado para atuar como administrador ou consultor de organizações privadas que prestam atendimento Odontológico ou empresas de Odontologia suplementar e também para exercer sua atividade em indústrias ligadas à produção e distribuição de materiais odontológicos, área que se expande a cada dia no país. Profissionais com espírito empreendedor e alinhados com modernas tecnologias estarão melhor preparados para o competitivo mercado de trabalho que a cada dia incorpora hodiernas técnicas e avanços científicos.
O Cirurgião-Dentista poderá exercer as seguintes especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dentística, Disfunção Têmporo-mandibular e Dor Orofacial, Endodontia, Odontologia Legal, Odontologia em Saúde Coletiva, Odontopediatria, Odontologia do Trabalho, Odontogeriatria, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Patologia Bucal, Periodontia, Prótese Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Radiologia Odontológica e Imaginologia, Implantodontia e Estomatologia.
Ainda de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a formação do Cirurgião-dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
O Curso de Graduação em Odontologia deve assegurar, também, a formação de profissionais com competências e habilidades específicaspara:
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.12.1