O Engenheiro Civil, formado pela UFPB sob a vigência do currículo ora proposto, deverá ter um perfil profissional generalista, típico da natureza politécnica da profissão. O seu conhecimento do instrumento científico básico da Engenharia Civil, principalmente no campo da matemática, da física e da química, deverá deixá-lo apto a acompanhar o desenvolvimento científico-tecnológico, em seu campo de atividade profissional, permitindo também, uma preparação suficiente para o prosseguimento de estudos em nível de pós-graduação. Em termos gerais, os conhecimentos obtidos na graduação aportarão capacidade técnica e discernimento, responsabilidade profissional e social, para o desenvolvimento de trabalhos profissionais, em qualquer das áreas e funções ao alcance do engenheiro civil. Espera-se, formar profissionais com competência e sólida formação técnico-científica, que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
O campo de atuação do Engenheiro Civil é bastante amplo, respondendo pelo atendimento de funções básicas que visam ao bem-estar, à proteção ambiental e ao desenvolvimento da sociedade através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa em obras portuárias, estradas, aeroportos, sistema de água e esgoto, edificações, entre outras. O profissional poderá atuar nas fases de concepção, construção, operação e manutenção de edificações e de infra-estruturas em geral. Poderá trabalhar também como pesquisador na área da engenharia civil.
O curso de Engenharia Civil forma engenheiros civis generalistas, com competências e habilidades para:
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-4.sigaa-4 | v24.9.2