O religiólogo formado pelo Curso de Bacharelado em Ciências das Religiões, será um profissional capacitado a:
a) Pensar o local simultaneamente com o global - O processo de globalização em curso recoloca em novos parâmetros as conexões presentes entre esses dois níveis da dimensão sócio-espacial, exigindo o desenvolvimento da capacidade de refletir, relacionar e agir tanto nos planos: local e regional, nacional e mundial.
b) Exercitar uma efetiva visão multidisciplinar - A complexidade crescente da realidade social caminha no sentido contrário à compartimentalização do conhecimento. A cristalização limita a compreensão da realidade. Assim, é importante aceitar o desafio de articular conhecimentos, linguagens e práticas visando uma construção integradora.
c) Integrar subjetividade e objetividade - A realidade não pode ser reduzida apenas aos seus aspectos observáveis e quantificáveis. É preciso integrar significados, valores, emoções, sentimentos e motivações que movem a vida e fazem a complexidade do ser humano. O egresso estará apto a fazer uma leitura dialética da realidade, conjugando objetividade e subjetividade na análise e interpretação do fenômeno religioso.
d) Ser simultaneamente agente e sujeito de sua formação - É fundamental que o egresso seja capaz de enfrentar os desafios trazidos pelas mudanças vertiginosas de um mundo globalizado e de uma sociedade altamente tecnicista.
e) Ser um Profissional competente - Mais do que em qualquer período da História, hoje se requer competência no desempenho do exercício profissional. O Curso de Graduação em Ciências das Religiões tem como eixo estruturador a pesquisa. A competência profissional está intimamente relacionada com a capacidade de buscar informações, processá-las, analisá-las e, a partir delas, propor análises explicativas.
f) Saber fazer uma reflexão crítica sobre o fenômeno religioso - Este, talvez, seja o principal aspecto a ressaltar na formação do egresso. Criticar significa duvidar, avaliar e estabelecer critérios para a reflexão. Isto implica em desenvolver uma atitude questionadora, contrária à aceitação de qualquer fundamentalismo. A dúvida é método da busca pelo saber. É ela que permite o desvendamento dos discursos, é ela quem previne a reprodução mecânica dos saberes que povoam nosso tempo midiático, sobretudo no universo religioso.
O bacharel em Ciências das Religiões terá como área de atuação a pesquisa, estando habilitado a oferecer consultoria junto a órgãos de pesquisa públicos e privados, organizações governamentais e não governamentais e entidades confessionais, e prestar assessoria nos assuntos relacionados ao combate aos preconceitos e discriminações de caráter religioso. Para isto, novas disciplinas optativas profissionais foram concebidas e ofertadas, conforme se pode verificar no Apêndice, e uma reformulação das ementas de todos os Estágios Supervisionados foi levada a cabo.
O egresso do Curso de Bacharelado em Ciências das Religiões será capaz de:
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-3.sigaa-3 | v24.9.2