UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 12 de Agosto de 2020

QUÍMICA/CCA - Areia(Areia)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA) - CCA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

O projeto do curso apresenta uma estrutura curricular e atividades diversificadas que visam a formação do profissional da educação com conhecimentos diversos em Ciências Naturais e específicos em Química voltados para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.

Área de Atuação:

O profissional egresso do curso de Licenciatura em Química da UFPB/CCA, além das  possibilidades de atuação no espectro do bacharel, também estará apto a exercer atividades docentes em escolas e outras instituições de educação básica formal e informal, bem como na educação técnica e tecnológica. Também estará capacitado para contribuir na gestão da instituição de ensino.

Competências e Habilidades do Profissional:

 As competências e habilidades entendidas como essenciais, a serem desenvolvidas no decorrer do curso para atender ao perfil do profissional, foram construídas tomando como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação.

 Com relação à formação pessoal:

  • Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios de Química.
  • Possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e, ou, educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.
  • Identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional.
  • Identificar o processo de ensino e aprendizagem como processo humano em construção·
  • Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico e social de sua construção.
  • Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional.
  • Ter interesse no auto aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extracurriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com o ensino de Química, bem como para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade, como forma de garantir a qualidade do ensino de Química.
  • Ter formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos.
  • Ter habilidades que o capacitem para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliação da qualidade do material disponível no mercado, além de ser preparado para atuar como pesquisador no ensino de Química.

Com relação à compreensão da Química:

  • Compreender os conceitos, leis e princípios da Química.
  • Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos, que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico, aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade.
  • Acompanhar e compreender os avanços científico, tecnológicos e educacionais.
  • Reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.

Com relação à busca de informação e à comunicação e expressão

  • Saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica, humanística e pedagógica.
  • Ler, compreender e interpretar os textos científico e tecnológicos em idioma pátrio estrangeiro (especialmente inglês e, ou, espanhol).
  • Saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões, etc.).
  • Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, "kits", modelos, programas computacionais e materiais alternativos.
  • Demonstrar bom relacionamento interpessoal e saber comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa na linguagem educacional, oral e escrita (textos, relatórios, pareceres, posteres, internet, etc.) em idioma pátrio.

Com relação ao ensino de Química

  • Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino e aprendizagem.
  • Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade.
  • Saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Química como recurso didático.
  • Possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química.
  • Possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no trabalho.
  • Conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensino e
  • aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional.
  •  Conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química.
  • Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química.
  • Ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa  educacional em ensino de Química, visando solucionar os problemas relacionados ao ensino e aprendizagem.

Com relação à profissão

  • er consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo.
  • Ter capacidade de disseminar e difundir e, ou, utilizar o conhecimento relevante para a comunidade.
  • Atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes; organizar e usar laboratórios de Química; escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos além de indicar bibliografia para o ensino de Química; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino.
  • Exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério.
  • Conhecer criticamente e enfrentar os problemas educacionais brasileiros.
  • Identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo de ensino e aprendizagem de Química.
  • Assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania.
  • Desempenhar outras atividades na sociedade, para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja importante fator.

 

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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