UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 06 de Dezembro de 2019

RELAÇÕES PÚBLICAS (BACHARELADO)/CCTA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES (CCTA) - CCTA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

 Perfil do Egresso

O perfil do egresso do Curso de Relações Públicas se caracteriza:

• Pela capacidade de criação, produção, distribuição recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas às Relações Públicas, suas inserções políticas e econômicas;

• Pela habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais da comunicação social, relacionando-se com a complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;

• Pela visão integradora e horizontalizada, genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e de suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem

• Por utilizar criticamente o instrumental teórico-crítico oferecido pelo curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação a comunicação social. 

Área de Atuação:

 Campo de Atuação Profissional

     Na esteira da globalização, a comunicação tornou-se campo estratégico do planejamento organizacional, pela necessidade de um contato mais estreito junto aos diferentes públicos (internos, externos e mistos), o que vem impulsionando a solidificação das atividades de Relações Públicas.

          Nesse cenário, o mercado de comunicação empresarial no Brasil teve um grande avanço. A atuação do profissional, antes restrita a grandes multinacionais, agora faz parte de quase todo tipo de organização que procura se preparar para melhor se relacionar com diferentes segmentos de públicos de sua área de atuação, uma vez que precisam de uma visão sistêmica de negócio, onde o empresário local passou a acreditar que, um processo de comunicação eficiente, pode impactar positivamente os resultados de seus negócios.

Competências e Habilidades do Profissional:

Competências e Habilidades do Profissional

Para exercer a profissão de Relações Públicas, o egresso deve demonstrar as seguintes habilidades:

Compreender e aplicar, criticamente, teorias e conceitos de modo a tratar os fenômenos comunicacionais numa perspectiva inter e multidisciplinar;

• Competência crítica para a leitura e exercício das práticas profissionais na esfera das atividades em relações públicas;

• Domínio de linguagens utilizadas nos processos de comunicação nos campos de criação, de produção, de interpretação e da técnica em relações públicas e cultura organizacional; • Exercitar a experimentação e a inovação nos diversos processos de produção do campo da comunicação, considerando as especificidades do exercício profissional em Relações Públicas. As competências e habilidades do profissional de Relações Públicas e Gestão da Comunicação Organizacional devem ser entendidas como desdobramento do perfil descrito anteriormente. Estão agrupadas em torno de cinco eixos definidores: Pesquisa, Assessoria e Consultoria, Planejamento, Execução e Avaliação.

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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