UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 06 de Dezembro de 2019

ARQUIVOLOGIA (BACHARELADO) (BACHARELADO)/CCSA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS (CCSA) - CCSA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

 Perfil do Profissional

 

             O arquivista é um profissional de informação com formação para desenvolver atividades relacionadas à gestão de documentos de arquivos, gerenciamento, conservação, preservação e disseminação da informação contida nos documentos administrativos, artísticos, históricos e culturais elaborados por pessoas físicas e instituições jurídicas no desenvolvimento de suas atividades administrativas, intelectuais, artística e histórico-cultural, bem como pela preservação do patrimônio documental, de pessoas e instituições.

Área de Atuação:

 Campo de Atuação

           O arquivista é um profissional qualificado para gerir os processos documentais, num campo de atuação que atendem as demandas administrativas e técnico-científicas da atualidade. De acordo com Rosseau, Couture (1998, p.242), “ [...]o arquivista não é um especialista de todos os domínios, mas tem a responsabilidade de gerir arquivos que se apresentam sob diversas formas, em diferentes suportes e cujos conteúdos são bastantes variados[...].”

           O Arquivista delineia-se como profissional capaz de atuar em setores (públicos ou privados) da sociedade em que haja demanda de gerenciamento de sistemas de informação arquivística, sejam eles administrativos ou históricos, particulares ou de grupos empresariais, indústrias, e em todas as esferas públicas governamentais. Necessário se faz dominar as novas tecnologias aplicadas ao registro e recuperação da informação arquivística, bem como a capacidade de criar e inovar para atender às novas demandas da sociedade do próximo século.

Esse profissional, ao entrar no mercado, estará beneficiado por uma profissão, já regulamentada, poderá atuar nas instituições privadas e em órgãos públicos, uma vez que existe premência por parte de Estados e Municípios de modernizar seus arquivos. Além disso, estará habilitado para trabalhar em uma diversidade de locais que necessitam de um profissional capacitado em Arquivologia: arquivos dos poderes públicos (executivo, legislativo e judiciário), arquivos empresariais, arquivos eclesiásticos, escolares, médicos, além, logicamente, das instituições consagradas à documentação: bibliotecas, arquivos públicos estaduais e municipais, centros de documentação, museu, dentre outras instituições. Enfim, atuarão em todas essas instituições, proprietárias de um valioso patrimônio documental que, uma vez organizado e norteado pelo principio do respeito aos "fundos" (proveniência), permitirá um melhor conhecimento da sociedade regional e brasileira com informações relevantes em termos econômicos, históricos, sociológicos e antropológicos.

 

 

 

Competências e Habilidades do Profissional:

Competências Atitudes e Habilidades

           O Curso de Arquivologia propõe abranger conteúdos teóricos, práticos e outras atividades que permitam formar profissionais capazes de atender ao perfil profissional delineado, contribuindo assim para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

              As competências e habilidades inerentes ao profissional da informação (arquivista), decorrentes do Projeto Pedagógico, devem qualificá-lo para o exercício profissional em suas habilitações.

 

  Técnico-Científicas

-        Aptidão para criar, desenvolver e utilizar técnicas de coleta, tratamento, recuperação e disseminação da informação arquivística;

-        Conhecimento para gerenciar unidades de arquivos, recursos, serviços e sistemas de documentação e informação;

-        Conhecer, utilizar e desenvolver tecnologias de informação e de comunicação, visando às atividades, produtos e serviços da área arquivística;

-        Elaborar políticas de preservação e dominar técnicas de conservação e restauro do patrimônio documental de pessoas e instituições;

-        Desenvolver atividades autônomas (orientar, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias e assinar laudos técnicos e pareceres);

-        Criar, desenvolver e utilizar técnicas de coleta, tratamento, recuperação e disseminação da informação.

-        Desenvolver ações pedagógicas e de pesquisa;

 Comunicacionais e Expressivas

-        Ter segurança e desenvoltura para desenvolver a comunicação verbal e escrita;

Gerenciais

-        Liderar para desenvolver e executar atividades arquivísticas;

-        Atuar de forma ética e profissional no desenvolvimento de práticas arquivísticas e nas relações interpessoais;

-        Desenvolver habilidades para gerenciar unidades, recursos, serviços e sistemas de documentação e informação;

-        Atuar de forma integrada, estabelecendo relações interpessoais com o público interno e externo das organizações sociais e empresariais;

-        Conhecer e utilizar os recursos de marketing para a promoção dos produtos e serviços arquivísticos;

-        Possuir capacidade para trabalhar em equipes multidisciplinares;

-        Adaptar-se as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas;

-        Atuar em organizações públicas e privadas sob uma perspectiva holística;

-        Planejar administrativa e financeiramente as atividades inerentes a sua prática profissional.

-        Compreender as diferentes concepções filosóficas sobre a informação e o conhecimento;

  Sociais e Políticas

-        Compreender sócio-culturais e históricas raízes, formas e manifestações da sociedade;

-        Interesse pela política, social, econômica e cultural da informação;

-        Integrar-se a diferentes grupos profissionais;

-        Reconhecer a importância política, social, econômica e cultural da informação;

-        Interagir no ambiente sócio-político, econômico e cultural em que está inserido;

  Habilidades

Senso crítico; sensibilidade; rigor; pró-atividade; criatividade; espírito empreendedor; espírito associativo; curiosidade intelectual; postura investigativa; liderança; postura ética; caráter humanitário.

 

 

 

 

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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