UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 12 de Novembro de 2019

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS ÀS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS (BACHARELADO)/CCHLA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES (CCHLA) - CCHLA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

Perfil do Profissional

         O Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, formará bacharéis aptos a entrar no mercado de trabalho com as seguintes qualificações básicas:

 a. Competência cultural e comunicativa em língua materna, três línguas estrangeiras e em técnicas de negociações internacionais;

b. Capacidade para assessorar, mediar e coordenar participando do planejamento, elaboração e execução de ações que impliquem os diversos tipos de diálogo, troca e intercâmbio internacional, de natureza comercial e não-comercial, no contexto das organizações contemporâneas.

Pretende-se, com a oferta desse bacharelado, atender às necessidades emergentes das novas dinâmicas do mundo das organizações, através da formação de um novo perfil de profissional apto a atuar no campo dos diálogos e intercâmbios internacionais.


Área de Atuação:

Campo de Atuação


            Com a sua qualificação, o bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais estará apto a atuar em empresas, organizações e organismos de caráter público ou privado, governamental ou não-governamental, de pequeno, médio e grande porte, desde que tenham ou pretendam ter algum tipo de inserção internacional, e em escritórios de consultoria e assessoria que prestam serviços envolvendo o âmbito internacional, em diversas áreas da atividade humana, com destaque para as áreas de cultura, turismo, lazer, meio ambiente, comércio e serviços, gestão de comércio internacional.

Competências e Habilidades do Profissional:

 Competências Atitudes e Habilidades


        No mundo contemporâneo o desenvolvimento dos processos tecnológicos, econômicos e políticos, assim como sua interação com a dinâmica cultural e social indicam uma complexidade crescente em todos os domínios da vida social e exigem uma renovação constante das habilidades e competências profissionais, como também novas atitudes do profissional.

        O Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, está comprometido com a formação de profissionais versáteis e com competências específicas bastante diversificadas.

        Nesse perfil, destacam-se as dimensões de comunicação, assessoria, mediação e coordenação, que se referem ao desenvolvimento da competência comunicativa voltada para os processos de negociação internacional. A expressão “competência comunicativa” não deve ser entendida apenas na perspectiva lingüística mas, também, em sua dimensão técnica propriamente dita, pressupondo conhecimentos gerais básicos do mundo das organizações e de seus contextos culturais, a fim de que a língua estrangeira sirva como ferramenta essencial na realização de diálogos e intercâmbios, em operações como “orientar”, “elaborar”, “subsidiar”, e “coordenar”. Trata-se, assim, de uma articulação multidisciplinar em que todos os conhecimentos das várias áreas se integram na competência comunicativa multifuncional e plena, tal como se concebe a aquisição de línguas estrangeiras na contemporaneidade.

        O egresso deverá ser não apenas alguém que fará a ponte entre dois ou mais universos comunicacionais e culturais distintos, para que as partes envolvidas se “entendam” e realizem suas negociações. Ele deverá, também, cooperar objetivamente no processo de negociação propriamente dita, trazendo informações sobre as dinâmicas mundiais e conhecimentos gerais dos diversos elementos e dimensões da cultura das organizações em situação de diálogo internacional.

        Em suma, o profissional deverá desenvolver competências situadas na interseção desses dois focos inseparáveis: o mundo das negociações internacionais – e tudo que ele implica – e a dimensão comunicacional plena em três línguas estrangeiras,além da materna. 

Metodologia:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Sistema de Gestão do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Avaliação do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Projeto Político Pedagógico:
Baixar Arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2019 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v20191111170030-master