UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 16 de Setembro de 2021

DESIGN (BACHARELADO)/CCAE - Rio Tinto(Rio Tinto)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO (CCAE) - CCAE

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

O Curso de Graduação em Design se propõe a formar bacharéis aptos a projetar produtos através do enfoque interdisciplinar, consideradas as características dos usuários e de seu contexto sócio-econômico-cultural, bem como potencialidades e limitações econômicas e tecnológicas das unidades produtivas onde os sistemas de informação e objetos de uso serão produzidos.

Trata-se, pois da formação de um "Designer" capaz de projetar produtos contextualizados sob diferentes aspectos: culturais, históricos, sociais, ambientais, mercadológicos, tecnológicos.

Área de Atuação:

          Em termos gerais, o Designer graduado pela UFPB pode atuar nos segmentos da indústria, comércio ou serviços, e nos diversos setores existentes na Região como: moveleiro, calçados, têxtil, dentre outros. Poderá ainda empregar seus conhecimentos em empresas privadas, públicas e do terceiro setor.

          O Mercado de Trabalho para o profissional que conclui o Curso de Design com habilitação em Projeto do Produto é bastante promissor, permitindo-lhes atuar nas seguintes áreas:

 

·         PROJETO DE PRODUTO: projeto de produtos para produção em escala industrial, definindo seus aspectos estéticos, configuracionais, funcionais e  ergonômicos; pesquisa e aplicação de materiais e tecnologias de fabricação no desenvolvimento de produtos; análises e aplicação de testes de diversas naturezas em produtos, a fim de garantir seu uso e produção adequados.

·         MODELAGEM: elaboração de modelos reais e virtuais de produtos.

·         GESTÃO DO DESIGN: gerência dos processos envolvidos na atividade do Design, através do acompanhamento das atividades de diagnóstico, coordenação, estabelecimento de estratégias, decisão dos produtos e interação com os setores responsáveis da produção, da programação econômico-financeira e da comercialização.

·         CONSULTORIAEM DESIGN EÁREAS AFINS: condução/orientação de projetos de produtos de forma ampla ou em alguma de suas etapas, buscando estabelecer planos de trabalho capazes de solucionar ou minimizar os problemas requeridos por uma organização por um tempo determinado. Ou ainda gerando informações requeridas em outras áreas que interajam com o Design.

Competências e Habilidades do Profissional:

          Com base nos princípios de interdisciplinaridade, a formação do profissional Bacharel em Design deve contemplar as relações entre o conhecimento teórico e as exigências da prática cotidiana da profissão, de modo que propicie ao egresso do Curso as seguintes competências e habilidades, segundo o Artigo 4º da RESOLUÇÃO Nº 5, DE 8 DE MARÇO DE 2004 que apresenta as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design:

·         Capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando o domínio de técnicas e de processos de criação;

·         Capacidade para o domínio de linguagem própria, expressando conceitos e soluções, em seus projetos, de acordo, com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;

·         Capacidade de atuar articuladamente com especialistas de outras áreas de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e objetos;

·         Visão sistêmica de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, ergonômicos, psicológicos, e sociológicos do produto;

·           Domínio das diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto: definição de objetivos, técnicas de coleta e tratamento de dados,geração e avaliação de alternativas, configuração de soluções e comunicação de resultados;

·         Conhecimento do setor produtivo de sua especialização, revelando sólida visão setorial e relacionamento ao mercado  os materiais, processos produtivos e tecnológicos, abrangendo mobiliário, confecção, calçados, jóias, cerâmicas, embalagens, artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais;

·         Domínio de gerência de produção, incluindo qualidade, produtividade, arranjo físico de fabrica, estoques, custos e investimentos, além da administração de recursos humanos para a produção;

·         Visão histórica e prospectiva centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas de sua atividade.

Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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