UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Abril de 2024

TEATRO (LICENCIATURA) (LICENCIATURA)/CCTA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES (CCTA) - CCTA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

          Os egressos do Curso de Licenciatura em Teatro estarão capacitados a atuar como professores de Teatro numa perspectiva interdisciplinar, plural e respeitosa à integridade física e psicológica dos seus alunos. Serão capazes de integrar teoria e prática a partir de uma reflexão ética e crítica do papel social e artístico das diversas práticas teatrais.

          Ao haver experienciado de forma prática e teórica os principais aspectos do processo artístico em Teatro, os egressos do Curso estarão qualificados a responder prontamente às exigências técnicas, metodológicas e estéticas da profissão. Ao aprofundar o conhecimento prático e teórico, poderá atuar para o fortalecimento da cultura local e para superação de preconceitos e hierarquias historicamente construídas em relação ao Teatro na Educação.

        O egresso deverá valorizar os contextos sócio-culturais de modo a estabelecer um processo pedagógico significativo para o aluno. Faz parte ainda do perfil, a compreensão da importância da busca por uma permanente atualização profissional, assim como da interferência criativa no mercado de trabalho, ao propor novas formas de atuação artística e docente.

Área de Atuação:

      O campo de atuação do Licenciado é constituído pelas atividades de ensino formais e informais característicos do Ensino Fundamental e Médio desenvolvidos nas escolas das redes pública e particular de ensino, também podendo agir como educador em instâncias de ensino não formal, em projetos culturais, ligados às atividades de ensino.

     O caráter obrigatório do Ensino de Artes instituído com a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) cria sólidas perspectivas de absorção dos formandos.

     O Licenciado em Teatro também terá competências para atuar nas áreas de gestão pública para a arte, curadoria de eventos de Teatro, consultoria artística e pedagógica para grupos profissionais e amadores, bem como Organizações Não Governamentais que utilizam a arte como tecnologia de educação.

Competências e Habilidades do Profissional:

 O aluno egresso do Curso de Licenciatura em Teatro da UFPB, em consonância com a proposta para as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro, possuirá:

a)      Domínio dos princípios corporais e vocais relativos à performance teatral;

b)      Competência para identificar, descrever, compreender, analisar e articular os elementos do Teatro na Educação;

c)      Qualificação para reconhecer e analisar estruturas metodológicas e domínios didáticos relativos ao ensino do Teatro, adaptando-os à realidade de cada processo de reprodução do conhecimento;

d)     Domínio das habilidades indispensáveis ao trabalho do ensino de Teatro ao portador de necessidades especiais, proporcionando a todos a prática e o exercício desta forma de arte como expressão da vida;

e)      Domínio das especificidades de cada faixa etária, para adequação metodológica no Ensino de Teatro;

f)       Domínio técnico-construtivo na composição dos elementos visuais da cena.

g)      Capacidade de participar da criação do espetáculo, articulando códigos e convenções da linguagem cênica.

h)      Capacidade de investigação, análise, crítica e discussão conceitual dos diversos elementos e processos estéticos do teatro.

i)        Capacidade de articulação entre a prática da criação e a reflexão crítico-teórica, visando um questionamento dos próprios meios expressivos e especulativos, bem como dos procedimentos metodológicos empregados.

j)        Capacidade de auto-aprendizado contínuo, pela confrontação crítica de propostas estéticas contemporâneas, as formulações teóricas decorrentes e o conhecimento adquirido.

k)      Capacidade para o Ensino do Teatro.

Metodologia:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Sistema de Gestão do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Avaliação do Curso:
Nenhum conteúdo disponível até o momento
Projeto Político Pedagógico:
Baixar Arquivo

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-4.sigaa-4 | v24.4.4