Os egressos do Curso de Licenciatura em Teatro estarão capacitados a atuar como professores de Teatro numa perspectiva interdisciplinar, plural e respeitosa à integridade física e psicológica dos seus alunos. Serão capazes de integrar teoria e prática a partir de uma reflexão ética e crítica do papel social e artístico das diversas práticas teatrais.
Ao haver experienciado de forma prática e teórica os principais aspectos do processo artístico em Teatro, os egressos do Curso estarão qualificados a responder prontamente às exigências técnicas, metodológicas e estéticas da profissão. Ao aprofundar o conhecimento prático e teórico, poderá atuar para o fortalecimento da cultura local e para superação de preconceitos e hierarquias historicamente construídas em relação ao Teatro na Educação.
O egresso deverá valorizar os contextos sócio-culturais de modo a estabelecer um processo pedagógico significativo para o aluno. Faz parte ainda do perfil, a compreensão da importância da busca por uma permanente atualização profissional, assim como da interferência criativa no mercado de trabalho, ao propor novas formas de atuação artística e docente.
O campo de atuação do Licenciado é constituído pelas atividades de ensino formais e informais característicos do Ensino Fundamental e Médio desenvolvidos nas escolas das redes pública e particular de ensino, também podendo agir como educador em instâncias de ensino não formal, em projetos culturais, ligados às atividades de ensino.
O caráter obrigatório do Ensino de Artes instituído com a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) cria sólidas perspectivas de absorção dos formandos.
O Licenciado em Teatro também terá competências para atuar nas áreas de gestão pública para a arte, curadoria de eventos de Teatro, consultoria artística e pedagógica para grupos profissionais e amadores, bem como Organizações Não Governamentais que utilizam a arte como tecnologia de educação.
O aluno egresso do Curso de Licenciatura em Teatro da UFPB, em consonância com a proposta para as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro, possuirá:
a) Domínio dos princípios corporais e vocais relativos à performance teatral;
b) Competência para identificar, descrever, compreender, analisar e articular os elementos do Teatro na Educação;
c) Qualificação para reconhecer e analisar estruturas metodológicas e domínios didáticos relativos ao ensino do Teatro, adaptando-os à realidade de cada processo de reprodução do conhecimento;
d) Domínio das habilidades indispensáveis ao trabalho do ensino de Teatro ao portador de necessidades especiais, proporcionando a todos a prática e o exercício desta forma de arte como expressão da vida;
e) Domínio das especificidades de cada faixa etária, para adequação metodológica no Ensino de Teatro;
f) Domínio técnico-construtivo na composição dos elementos visuais da cena.
g) Capacidade de participar da criação do espetáculo, articulando códigos e convenções da linguagem cênica.
h) Capacidade de investigação, análise, crítica e discussão conceitual dos diversos elementos e processos estéticos do teatro.
i) Capacidade de articulação entre a prática da criação e a reflexão crítico-teórica, visando um questionamento dos próprios meios expressivos e especulativos, bem como dos procedimentos metodológicos empregados.
j) Capacidade de auto-aprendizado contínuo, pela confrontação crítica de propostas estéticas contemporâneas, as formulações teóricas decorrentes e o conhecimento adquirido.
k) Capacidade para o Ensino do Teatro.
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.9.2