UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 18 de Setembro de 2020

HOTELARIA (BACHARELADO)/CCTA - João Pessoa(João Pessoa)

 

curso  Nível  Graduação

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES (CCTA) - CCTA

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

O Curso de Bacharelado em Hotelaria se propõe a formar bacharéis com sólida formação geral e humanística para atuar em mercados altamente competitivos e em constante transformação.

 O bacharel terá capacidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas, empresarias e culturais relacionadas com o planejamento estratégico, a organização e a administração do setor de hospitalidade, nos setores hoteleiros e extra hoteleiros, incluindo as áreas que lhe são correlatas, e principalmente, as áreas de saberes específicos como: alimentos e bebidas, restauração, hospedagem, e organização e gerenciamento de eventos.

Área de Atuação:

 Diante das profundas alterações pelas quais vem passando o mercado de trabalho, imprimindo uma nova face aos postos de trabalho, da complexidade do mundo hoteleiro e do novo paradigma da internacionalização dos mercados, o campo de trabalho de atuação do Bacharel em Hotelaria apresenta-se hoje em expansão no País.     

 Observa-se, assim, uma crescente ampliação do mercado de trabalho devido à valorização desse profissional, à abertura de novos campos de trabalho, à expansão e diversificação das empresas e corporações e ao crescimento da procura por profissionais altamente qualificados, tanto do ponto de vista técnico, quanto humanístico.

 Os egressos são profissionais aptos para atuar junto às áreas de hospitalidade e em setores como hospitais, clínicas e spas, cruzeiros marítimos, meios de hospedagem de pequeno a grande porte, empresas de organização e realização de eventos e em empreendimentos ligados à gastronomia (restaurantes, bares, lanchonetes, etc.).

Competências e Habilidades do Profissional:

 Com base nos princípios da interdisciplinaridade, a formação do profissional Bacharel em Hotelaria deve contemplar as relações entre o conhecimento teórico e as exigências da prática cotidiana da profissão, de modo que o capacitem a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas, culturais, empresariais e de seu gerenciamento específico, observando os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação profissional.

O Curso de Bacharelado em Hotelaria deve possibilitar a formação profissional que revele as seguintes competências (conhecimentos, habilidades e atitudes):

  • Atuar no planejamento, implantação e gerenciamento de unidades hoteleiras;
  • Reconhecer e identificar problemas, equacionando soluções, intermediando e  coordenando os diferentes níveis do processo de tomada de decisão;
  • Ajustar-se aos diferentes contextos históricos e suas inter-relações geográficas, sociais, econômicas e turísticas, especialmente para o constante aperfeiçoamento em planejamento e gestão de empresas hoteleiras;
  • Adotar, com eficácia, modelos inovadores de gestão;
  • Integrar-se no grupo hoteleiro e da unidade que gerencia, contribuindo para a ação de equipes interdisciplinares e interagir criativamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais, bem como resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;  
  • Comunicar-se em idiomas estrangeiros, principalmente na língua inglesa, francesa e na espanhola;
  • Manejar recursos informatizados e outros equipamentos tecnológicos;
  • Exercer, com liderança e responsabilidade, o gerenciamento da unidade hoteleira, direcionado o melhor atendimento ao cliente/usuário;
  • Implantar um planejamento estratégico capaz de assegurar produtividade e competitividade em mercados de significativas diversificações;  
  • Ajustar, mediante gerenciamento adequado, o funcionamento institucional a novas situações, emergentes, presentes na pluralidade do mercado hoteleiro, da cultura e da demanda diferenciada, das expectativas de diferentes pólos turísticos, ou em razão de diversos processos de mobilidade social.
Metodologia:
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Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:
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Projeto Político Pedagógico:
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