O curso de Licenciatura em Espanhol destina-se a professores em exercício nas redes públicas de ensino nos anos/séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio sem licenciatura e que estejam exercendo a docência em língua espanhola e a alunos que tenham concluído o Ensino Médio e tenham interesse na proposta, submetendo-se ao exame de seleção.
O graduado em Letras Língua Espanhola, face às necessidades sociais atuais, precisa atuar, no âmbito social e profissional, como cidadão comprometido com papéis éticos e humanísticos, (re) pensando e (re) construindo o conhecimento reflexivo tornando-se multiplicador de ideias democráticas e incentivadoras de práticas de letramento inclusivo e de valorização cultural.
Diante de tais demandas, o graduado em Letras deverá ser capaz de dimensionar tal complexidade social, posicionando-se não apenas como cidadão, mas também como profissional, dominando, para tanto, o cabedal teórico – e prático – da linguagem falada e escrita, de modo a ser eficiente na ação de capacitar outrem para as mesmas ações, incluindo aqui toda uma gama de conhecimentos teóricos e descritivos básicos dos aspectos fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo da Língua Espanhola, além do conhecimento das variedades linguísticas (nos vários níveis e registros da língua), bem como da literatura em Língua Espanhola, de modo que se desenvolva a capacidade de análise literária crítica e reflexiva, fazendo-se uso de novas tecnologias, ampliando-se as condições de aprendizado contínuo, autônomo e permanente.
a) Magistério nos níveis:
b) Cursos livres, aulas particulares (reforço escolar), ensino instrumental.
c) Redação e/ou revisão de textos, copidesque, editoração.
d) Pesquisa.
e) Produção de textos literários.
Formação complementar para áreas interdisciplinares e transversais
O Curso de Licenciatura em Letras a Distância tem o objetivo de formar o discente de modo que este desenvolva as seguintes aptidões:
a) Ler, analisar e produzir textos em diferentes variedades da língua e em diferentes gêneros e contextos;
b) Articular diferentes linguagens por meio de elementos linguísticos, culturais e literários, mediante a leitura e a produção competente de enunciados diversos;
c) Relacionar e compreender a dimensão dialógica das modalidades (padrão e não-padrão) da língua;
d) Fazer leitura crítica e reflexiva das obras literárias;
e) Estabelecer relações entre discursos literários e outros discursos, no âmbito do contexto em que foram produzidos, de modo a discuti-las de forma reflexiva e crítica;
f) Demonstrar compreensão das especificidades dos gêneros literários e dos registros linguísticos, de modo a ser capaz de realizar análises quantos aos processos de elaboração que geraram tal interpretação;
g) Tornar-se um profissional atualizado, capaz de corresponder às exigências e particularidades do mercado de trabalho;
h) Adquirir habilidades com os recursos da informática;
i) Conhecer os conteúdos básicos que são o objeto dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
j) Utilizar métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transmissão de conhecimentos para os diversos níveis de ensino.
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